Semenya é pré-inscrita pela África do Sul na Olimpíada; Pistorius ainda precisa de índice
Das Agências internacionais
em Madri (ESP)
-
OLIVIER MORIN/AFP
Semenya, que já teve feminilidade questionada, estará em Londres
A corredora Caster Semenya, campeã mundial dos 800 m em 2009, na Alemanha, está na lista de pré-inscritos da África do Sul para os Jogos Olímpicos de Londres.
No mesmo ano em que foi campeã mundial, a atleta passou por uma série de exames médicos para provar sua feminilidade e ficou quase um ano sem competir.
Já o ex-atleta paraolímpico Oscar Pistorius ainda não está inscrito. Ele necessita fazer a marca de 45s30 em sua prova, os 400 m rasos. Ele já conseguiu esta marca uma vez, mas a Confederação de Atletismo da África do Sul exige que seus atletas consigam o índice duas vezes, um em competição nacional e outra em um evento internacional. O atleta tem até o dia 30 de junho para tentar classificação para Londres-2012.
Pistorius fez história ao se tornar o primeiro corredor paraolímpico a competir em um Campeonato Mundial absoluto. Em Daegu, na Coreia do Sul, chegou às semifinais nos 400 m e conquistou a medalha de prata no revezamento 4 x 400 m (não correu a final, mas foi premiado por participar das eliminatórias).
Oscar Pistorius