Armstrong é barrado de prova de triatlo francesa por nova suspeita de doping

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Eric Gaillard

    Lance Armstrong sofre nova acusação de doping

    Lance Armstrong sofre nova acusação de doping

O ciclista norte-americano Lance Armstrong não poderá participar do triatlo conhecido como Ironman de Nice, na França, no próximo dia 24 de julho, pelo processo que responde em seu país por suspeitas de doping.

O veto à participação do ciclista sete vezes campeão da Volta da França vem no mesmo dia em que a Agencia Mundial Antidopagem confirmou que a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA, em inglês) apresentou acusação formal de doping

Armstrong é acusado, junto com seus colegas de equipe (US Postal), incluindo o médico Michele Ferrari e o diretor Johan Brutneel, de mascarar uso de substâncias para melhorar desempenho esportivo entre 1998 e 2011. Ele é acusado de fazer uso do hormônio eritropetina e transfusões de sangue.

“O regulamento do Associação Mundial de Triatlo, que organiza o torneio, indica que um atleta não pode estar na linha de saída se existir um processo aberto contra ele”, informou Delphine Vivet, responsável pelo setor de comunicação da competição.

O ciclista nunca teve resultado positivo para o uso de substâncias proíbidas em exames antidoping em toda a sua carreira, porém já sofreu diversas acusações de seus ex-companheiros de equipe Floyd Landis e Tyler Hamilton, que também estão sendo acusados.

Em fevereiro deste ano, os fiscais norte-americanos descartaram novas acusações de doping até que as investigações do caso que Landis e Hamilton acusaram fossem concluídas.

Ontem, Armstrong emitiu um comunicado oficial em que nega ter se dopado. Caso a suspeita seja confirmada, o americano poderá perder seus títulos mundiais nas corridas de elite.

Lance Armstrong
Lance Armstrong

UOL Cursos Online

Todos os cursos