Neta da rainha, amazona inglesa sonha em ser a 2ª da família real ir aos Jogos

Do UOL, em São Paulo

A participação da família real inglesa pode não ficar restrita às tribunas e camarotes. Zara Phillips, neta da rainha Elizabeth, pode ser a segunda herdeira do trono britânico na história a competir em uma edição dos Jogos Olímpicos, repetindo o feito de sua mãe, Anne, em 1976. Para isso, a amazona que compete no CCE terá de caprichar nas performances até meados de julho, quando a seleção nacional que competirá em Londres será definida.

Zara Phillips é filha da princesa Anne, irmã do príncipe Charles e filha da rainha Elizabeth. Só que mesmo sendo a 14ª na linha de sucessão do trono britânico, ela não ostenta nenhum título real, carregando o sobrenome do pai, o medalhista de ouro Mark Philips.

Se conquistar a vaga, estreará nas Olimpíadas, por coincidência, diante de seus súditos. Só que esse momento poderia ter acontecido bem antes. Campeã mundial individual e por equipes em 2006, ela chegou a ser selecionada para o time britânico em 2008, em Pequim, mas foi cortada porque seu cavalo sofreu uma lesão às vésperas dos Jogos.

Desde então, ela deixou de ser protagonista do hipismo de seu país, que trouxe duas medalhas de bronze no CCE em Pequim e liderou o ranking geral de medalhas do Mundial de hipismo de 2010. Zara Phillips não parou de competir, mas ganhou as páginas de celebridades ao casar-se com Mike Tindall, jogador da seleção inglesa de rúgbi.

Mais que isso, ela sofreu com o ímpeto dos tabloides londrinos. No ano passado, os jornais publicaram fotos de seu marido beijando uma desconhecida na Nova Zelândia, quando ele disputava o Mundial de rúgbi. A herdeira do trono ignorou a traição e segue casada com o jogador, em uma relação muito explorada pela mídia.

REALEZA NO HIPISMO

Alan Crowhurst/Getty Images
Zara está longe de ser a primeira herdeira a se destacar no hipismo. Atualmente, a presidente da FEI (Federação Internacional de Hipismo) é uma princesa. Haya Bint Al Hussein (foto) é filha do rei da Jordânia e é casada com o primeiro-ministro dos Emirados Árabes.

Antes dela, a própria mãe de Zara, a princesa Anne, já havia ocupado o posto. A filha da rainha Elizabeth comandou a FEI de 1986 a 1994.

Com a polêmica superada, Zara Phillips se aproximou do esporte novamente. Na semana passada, ela fez sua primeira aparição oficial nos Jogos Olímpicos. Sobre o seu cavalo, a neta da rainha conduziu a tocha olímpica na cidade de Cheltenham, como parte do tradicional revezamento que antecede os Jogos.

Agora, ela terá de trabalhar duro para poder entrar com o animal na competição. A briga pela vaga é difícil, já que o time britânico é um dos melhores do mundo na modalidade. Os quatro cavaleiros que garantiram a vaga da equipe estão praticamente certos. O último posto é disputado por Zara e outros três atletas.

A seletiva final estava marcada para a semana passada, mas o mau tempo na Inglaterra fez com que as provas fossem adiadas, a exemplo de outras anteriores, em uma sequência de cancelamentos definida por Zara como um “pesadelo”. Até a definição do time, ela deve ter três oportunidades de saltar nas próximas três semanas.

“Provavelmente é a disputa mais forte que eu já vivi. Todo mundo foi um cavalo para a Olimpíada, os jovens estão desesperados para competir em seu país natal, muitos dos mais velhos também não querem se aposentar com Londres ali na frente. Todos querem estar envolvidos”, disse Zara Phillips ao jornal Telegraph

Tocha olímpica de Londres-2012
Tocha olímpica de Londres-2012

UOL Cursos Online

Todos os cursos