Infância conturbada motiva estrela do atletismo a seguir virgem aos 29 anos

Do UOL, em São Paulo

Lolo Jones, uma das candidatas ao ouro nos 100 m com barreiras nos Jogos Olímpicos, surpreendeu seus seguidores há alguns meses ao revelar que ainda é virgem aos 29 anos de idade. Nesta semana, em entrevista à rede americana HBO, ela contou detalhes de sua vida e explicou melhor a situação. Ladra na infância pobre, a bela corredora explicou que mantém a castidade para formar uma família sólida, lembrando o casamento conturbado dos pais.

“Eu quero esperar até casar para fazer sexo. Minha mãe ficou com o meu pai por 20 anos. Eles nunca se casaram e não estão mais juntos. Então eu só quero ter esse vínculo sólido. É um presente que eu quero dar para o meu marido”, disse Lolo Jones.

A história da família e da infância da americana vai além do tabu sobre sua virgindade. Lolo Jones sempre conviveu com dificuldades. Quando criança, vivia com a família em uma igreja de Des Moines, sua cidade natal, com o apoio do Exército de Salvação, instituição de caridade que ajuda pessoas carentes em todo o mundo.

Para sobreviver, ela chegou a roubar comida congelada de supermercados para poder se alimentar. Em uma entrevista à ESPN, ela se definiu como uma “ladra profissional” na infância, quando tentava esconder as dificuldades financeiras das outras crianças.

A estrutura familiar também não colaborou. O pai de Lolo Jones tinha problemas com bebidas e chegou a ser preso algumas vezes. Aos 12 anos, quando já praticava atletismo, ela separou-se definitivamente da mãe, que foi tentar uma vida melhor para os outros cinco filhos em Forest City, outra cidade do estado de Iowa, também nos EUA.

Vivendo na casa de diversas famílias ao longo da adolescência, Lolo Jones virou atleta profissional, especializada nos 100 m com barreiras. Em 2004, não conseguiu classificar-se para os Jogos Olímpicos de Atenas. Em 2008, não só foi a Pequim como chegou à final como favorita.

Na prova decisiva, ela liderava até a penúltima barreira, quando ela tropeçou, perdeu velocidade e terminou no sétimo lugar. Seu drama comoveu a torcida e a transformou em uma personalidade importante no esporte norte-americano.

Mesmo sem a medalha, ela ganhou espaço na mídia, especialmente pela beleza. O rótulo de musa nunca pareceu incomodar a atleta, que é religiosa, mas não hesitou em posar nua para a tradicional edição especial da revista da ESPN, que despe diversos atletas famosos do país.

Mais que isso, ela aderiu ao Twitter na busca por um namorado. No ano passado, ela entrou na seção de “Musas do Esporte” do Blog da Redação do UOL Esporte (relembre aqui) por admitir que marca encontros com seus seguidores na rede social. Fiel às suas convicções, no entanto, ela garante que nenhum deles envolve sexo, o que não deixa de ser difícil para ela.

NAMORO COM TIM TEBOW?

Rick Wilking/Reuters
Tim Tebow, quarterback do New York Jets, é outro astro do esporte que é religioso e fala em manter-se virgem até o casamento. Segundo o jornal New York Daily News, seus companheiros de time não hesitaram ao saber do celibato de Lolo Jones, e gritaram o nome da atleta no vestiário quando o jogador entrou.

“Se tem alguma virgem por aí, quero que elas saibam que é a coisa mais difícil que eu fiz na minha vida. Mais do que treinar para as Olimpíadas, do que se formar no colégio é se manter virgem até o casamento. Eu me senti tentada. Teve caras que chegaram para mim e disseram: ‘Você sabe, se você fizer sexo você vai correr mais rápido’”, disse a atleta.

A repercussão da entrevista em que falou abertamente sobre o tema pela primeira vez foi gigante. No Twitter, ela brincou bastante sobre a fama recém-adquirida. Disse entre outras coisas, que celebridades que tiveram vídeos de sexo divulgados na rede foram menos perseguidos que ela, o que seria irônico. Além disso, brincou ao receber um elogio de Donald Trump: "Essa é uma boa hora para pedir um empréstimo?", disse Lolo Jones. 

Em um tom mais sério, respondeu aos questionamentos dos seguidores sobre o motivo que a fez posar nua para a revista ESPN. "Você vai a um museu, vê imagens e esculturas de pessoas nuas e considera arte, mas não o que a gente fez? Não tem nada exposto", disse Lolo Jones, referindo-se ao fato de que não se trata de um nu frontal. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos