Varejão ignora apelo dos Cavs por dispensa da seleção e prioriza presença nas Olimpíadas

Daniel Neves

Do UOL, em São Paulo

  • Gaspar Nobrega/Divulgação

    Apesar do apelo dos Cavs, Anderson Varejão disse que se apresentará normalmente à seleção brasileira

    Apesar do apelo dos Cavs, Anderson Varejão disse que se apresentará normalmente à seleção brasileira

Ficar de fora das Olimpíadas de Londres-2012 não passa pela cabeça de Anderson Varejão. Lesionado durante praticamente toda a última temporada da NBA, o pivô ignora o apelo do técnico do Cleveland Cavaliers por sua dispensa da seleção brasileira e afirma que se apresentará normalmente ao técnico Rubén Magnano para a disputa dos Jogos.

“Se eu for chamado para a seleção brasileira, vou me apresentar e treinar normalmente. Quero estar nas Olimpíadas”, disse Varejão, questionado pelo UOL Esporte sobre a pressão dos Cavaliers. “Ninguém [do Cleveland] falou diretamente comigo em relação a isso. Estou me recuperando e focado apenas nisso”.

Anderson Varejão
Anderson Varejão

MAGNANO CONTRADIZ CARLOS NUNES

  • Presidente da CBB, Carlos Nunes afirmou na semana passada que Nenê e Leandrinho serão convocados para as Olimpíadas de Londres-2012. O dirigente, porém, parece ter se esquecido de avisar ao técnico Rubén Magnano. Em entrevista ao UOL Esporte, o treinador mostrou-se surpreso com as declarações, afirmou nunca ter conversado com o cartola sobre o assunto e manteve o mistério sobre a participação dos atletas da NBA.

    "Será que ele pegou um curso de adivinho? Se ele pegou um curso de adivinho, está adivinhando e lançou isso. Nem a minha esposa, que está comigo há muito tempo, sabe quais são os nomes que vou pôr na lista. Ninguém sabe, somente eu", disse o argentino.

Varejão praticamente não defendeu os Cavaliers nas últimas duas temporadas por causa de graves lesões. Preocupado com a chance de novos problemas, o técnico Byron Scott disse à imprensa norte-americana que a franquia solicitaria ao brasileiro para abrir mão das Olimpíadas – hipótese descartada pelo pivô.

O brasileiro atuou em apenas 25 dos 66 jogos dos Cavaliers nesta temporada por causa de uma fratura na mão direita. No ano anterior, foram apenas 31 das 82 partidas da franquia, fruto de uma grave lesão no tornozelo direito. Varejão, porém, minimiza a sequência de problemas e afirma não ter receio que estes afastamentos possam afetar seu desempenho.

“Não tenho esse receio. Já tive lesões graves, me machuquei sério e sempre voltei bem, sempre voltei melhor”, comentou Varejão. “É ruim, mas não adianta [lamentar]. Preciso me concentrar na recuperação e dar tempo ao tempo para que tudo fique bem o mais rápido possível”.

Varejão vive a reta final da recuperação da fratura na mão. O brasileiro admitiu que ainda sente dores no local, o que fez com que os Cavs optassem por não utilizá-lo nas últimas rodadas da fase regular. O pivô, porém, nega que o problema físico possa tirá-lo das Olimpíadas, ainda mais depois de sofrer pela televisão acompanhando os companheiros no Pré-Olímpico.

“Ver o Brasil se classificar para as Olimpíadas foi maravilhoso, torci que nem um louco e sofri muito assistindo à semifinal”, afirmou Varejão. “Disputar os Jogos é um sonho, é um momento pelo qual todo atleta espera. Quero muito estar em Londres, é um sonho e quero realizá-lo”.

Considerado nome certo na convocação de Rubén Magnano para as Olimpíadas, Varejão evita se envolver na polêmica sobre a presença de Nenê e Leandrinho no grupo (“Convocação é uma responsabilidade da comissão técnica. Vou fazer a minha parte”). O jogador, porém, acredita ser possível sonhar com uma medalha independentemente da opção do treinador.

“Temos um grupo muito bom e estou confiante de que o Brasil pode voltar dos Jogos com um grande resultado. O Brasil vai para Londres para fazer bonito, para brigar por uma medalha”, disse Varejão. “Temos jogadores que estão passando por momentos muito bons, dentro e fora do Brasil, e com vontade de fazer o nosso basquete estar entre os melhores”.

UOL Cursos Online

Todos os cursos