Nike testa máscara de gelo para esfriar a cabeça dos atletas no esporte

Do UOL, em São Paulo

Em diferentes modalidades é comum ver atletas virando garrafas de água em suas cabeças para refrescar. Tendo essa cena em mente e buscando uma rápida recuperação entre duas atividades intensas, o norte-americano Ashton Eaton, campeão olímpico do decatlo, começou a pensar em uma solução. Acionou um patrocinador e explicou suas ideias. O resultado é uma "máscara de gelo" que deve chegar em breve às mãos dos atletas.

Desenvolvida pelo laboratório de inovação da Nike, a máscara é formada por finas camadas internas que retêm a água fria, sem vazamento, e se ajusta ao rosto do atleta, cobrindo toda sua cabeça.

"Resumindo, é uma máscara que concentra a massa fria de uma caixa de gelo, cobrindo rosto, cabeça e pescoço, e permite um gradual e eficiente resfriamento da cabeça", explicou Sandy Bodecker, vice-presidente de projetos especiais da empresa norte-americana.

"Um cenário perfeito seria você sentir que acabou de começar uma prova mesmo depois de uma atividade forte", disse Eaton, atual campeão olímpico e mundial de decatlo, além de ser o recordista mundial.

Em sua modalidade, o norte-americano disputa dez provas em dois dias: 100m rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400m, 110m com barreiras, arremesso de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500m.

A máscara está em fase de testes por Eaton e pela canadense Brianne Thiesen-Eaton, que compete no heptatlo, pentatlo feminino e no revezamento 4x400m. A expectativa é que o produto fique pronto até o fim de 2016. A partir de então, talvez se torne comum ver atletas mascarados em grandes eventos. Literalmente.

Receba notícias de Olimpíadas pelo Whatsapp

Quer receber notícias olímpicas no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 96572-1480 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: rio2016

UOL Cursos Online

Todos os cursos