Luta é mantida nas Olimpíadas e ganha efeitos do MMA

Rodrigo Mattos

De Buenos Aires

  • REUTERS/Grigory Dukor

    A luta olímpica estará presente nos Jogos Olímpicos de 2020

    A luta olímpica estará presente nos Jogos Olímpicos de 2020

Em uma votação neste domingo, em Buenos Aires, o COI (Comitê Olímpico Internacional) manteve a luta entre os esportes que vão fazer parte do programa dos Jogos de Tóquio-2020. A modalidade tinha sido excluída, mas voltou em votação contra o Beisebol/Softbol e o Squash. Seu total de votos foi 49, contra 24 do beisebol e 22 do squash.

Para isso, o esporte teve que se modernizar e contou com um lobby forte. Houve uma participação do MMA neste lobby por meio de lutadores que já atuaram na modalidade, que assim deve incorporar aspectos promocionais, como música, efeitos visuais e luz para aumentar a atratividade do esporte.

A luta tinha sido excluída justamente por ser considerada ultrapassada e de pouca atração, visto que havia muitos períodos de pouca movimentação e pontuação baixa. Houve uma modificação nos critérios de pontuação e maior participação das mulheres na direção do esporte. Isso dobrou o número de pontos em algumas lutas.

Antes de aprovar a volta da luta, o COI também referendou os outros 25 esportes fixos que fazem parte do programa olímpico, em lista que não teve modificações.

Receba notícias de Olimpíadas pelo Whatsapp

Quer receber notícias olímpicas no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 96572-1480 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: rio2016

UOL Cursos Online

Todos os cursos