COB premia melhores atletas de 2012 em festa temática sobre a Olimpíada de 2016

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Fernando Maia/UOL

    Sheilla e Arthur Zanetti foram as estrelas da noite no Prêmio Brasil Olímpico

    Sheilla e Arthur Zanetti foram as estrelas da noite no Prêmio Brasil Olímpico

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) premiou nesta terça-feira os melhores atletas brasileiros do ano. Medalhistas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, o ginasta Arthur Zanetti e a jogadora de vôlei Sheila foram destaques da noite e acabaram recebendo o "Oscar do esporte nacional". Mais destaque que eles, porém, recebeu a Olimpíada de 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Os Jogos Olímpicos do Rio foram o tema principal da festa programada para homenagear quem melhor se saiu em 2012. Durante todo o evento realizada no Theatro Municipal, a oportunidade, mas também a responsabilidade, de competir "em casa" foi lembrada pelos mestres de cerimônias, por coreografias e também pelos responsáveis pela preparação dos atletas até a Olimpíada.

"Sorte na caminhada que parece longa, mas é curta, até 2016", desejou o presidente do COB e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio-2016, Carlos Nuzman, logo no início do evento. Em seguida, um número de dança lembrou a transferência da Olimpíada de Londres para o Rio.

Durante a festa, outras menções da Rio-2016 foram feitas por convidados. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse que se orgulha dos resultados alcançados pelos atletas brasileiros em Londres e que espera uma evolução para a Olimpíada do Rio.

O mesmo foi dito pelo jogador de vôlei de praia Emanuel, que foi porta-voz oficial dos atletas na cerimônia desta terça-feira. "Espero que possamos melhorar nossos resultados e marcas", afirmou ele, em discurso. "Espero também que façamos a melhor Olimpíada que podemos."

Questionado sobre a predominância do assunto Rio-2016 na festa dos melhores atletas de 2012, Nuzman disse que isso é natural e saudável. Para ele, isso incentiva os atletas a se preparar e os pressiona a alcançar melhores resultados.

Zanetti, uma das estrelas da noite, por exemplo, deve competir em 2016. Com 22 anos, o campeão olímpico na prova de argolas é esperança de medalhas para o Brasil na Olimpíada do Rio.

Premiado nesta terça-feira, ele admite que sentiu certa pressão durante a festa do COB. Para ele, porém,  isso faz parte da vida de atleta. "A cobrança traz resultados", afirmou. "A Rio-2016 é o objetivo daqui para a frente. Temos que focar nisso.

Receba notícias de Olimpíadas pelo Whatsapp

Quer receber notícias olímpicas no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 96572-1480 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: rio2016

UOL Cursos Online

Todos os cursos