Bimba chama Baía da Guanabara de esgoto e faz campanha para Búzios receber vela em 2016

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/William WEST

    Bimba mostra língua nos Jogos de Londres; segundo ele, Rio não tem lugar para vela

    Bimba mostra língua nos Jogos de Londres; segundo ele, Rio não tem lugar para vela

O velejador Ricardo Winicki, o Bimba, manifestou sua preocupação com as competições de vela dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, previstas para serem realizadas na Baía de Guanabara. Para ele, a sujeira no local vai fazer o Brasil passar vergonha. 

Bimba já participou de quatro Olimpíadas competindo na prancha a vela, e usou o seu Facebook para protestar contra os planos de velejar no "esgoto" da Baía da Guanabara em 2016. Ele defendeu a mudança da sede para Búzios, cidade onde vive. 

"A Baía de Guanabara é uma central de tratamento de esgoto desativada. Vai ser uma pena ver atletas do mundo todo desviando de sofás, portas de geladeira, TVs, animais e seres humanos boiando, como se vê com frequência", detonou Bimba. 

O desabafo foi em resposta a uma foto que mostrou a água marrom da Baía de Guanabara durante a mais recente competição de vela realizada no local, no último final de semana. "A água era só cocô", disse um participante da Extreme Sailing Series. 

O local já tinha sido alvo de críticas do medalhista olímpico Torben Grael, que há dois anos disse ter encontrado "vários cadáveres" em suas velejadas na Baía de Guanabara. 

Como a sujeira ainda predomina no possível palco da vela para 2016, Bimba passou a fazer campanha por outro local: "Olimpíadas em Búzios não é pelo vento, e sim por falta de opção no Rio de Janeiro. Não é apenas o golfe que não tem campo, a vela não tem onde ser realizada no Rio". 

Receba notícias de Olimpíadas pelo Whatsapp

Quer receber notícias olímpicas no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 96572-1480 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: rio2016

UOL Cursos Online

Todos os cursos