Mudança em royalties pode comprometer obras de infraestrutura para Rio 2016, diz APO

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Rafael Andrade/Folhapress

    Operário trabalha na obra de expansão do metrô do Rio de Janeiro para os Jogos de 2016

    Operário trabalha na obra de expansão do metrô do Rio de Janeiro para os Jogos de 2016

O presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcio Fortes, disse que a mudança da distribuição dos royalties do petróleo pode comprometer "o conjunto do projeto olímpico" do Rio de Janeiro. Segundo ele, obras de infraestrutura e mobilidade que estão sendo pagas pelo Estado do Rio poderiam ter seus projetos alterados caso a presidente Dilma Rousseff confirme a alteração na divisão dos royalties aprovada pelo Congresso.

"Há projetos de infraestrutura, mobilidade e saneamento em curso que dependem do governo [do Estado]. Fazem parte do compromisso olímpico, mas não são obras essenciais para a Olimpíada", afirmou Fortes. "Como há pagamentos a fazer, o Estado precisa de recursos."

Os royalties são um valor pago por empresas pela exploração do petróleo brasileiro. Esse valor  é dividido entre governo federal, estados e municípios. Atualmente, locais onde existe mais exploração de petróleo recebem mais royalties.

Um projeto de lei aprovado pelo Congresso prevê a alteração dessa distribuição. O Rio de Janeiro, que é hoje um dos grandes recebedores de royalties, perderia parte do que recebe. A alteração, agora, depende da sanção da presidente Dilma.

O governador do Estado, Sergio Cabral, chegou a afirmar que, caso a mudança na distribuição seja confirmada, a Copa e a Olimpíada seriam comprometidas. Fortes, da APO, afirmou que não acredita que os eventos seriam prejudicados, mas disse que obras de transporte, saneamento e infraestrutura programadas para 2016 poderiam ser alteradas. Um dos projetos ameaçados e citados por Fortes é o da ampliação do metrô do Rio de Janeiro até a Barra da Tijuca.

"Você tem projetos e eventualmente eles podem ser alterados", explicou Fortes. "Teria quer ver quais são as contas do governador para ver como tudo ficaria."

Receba notícias de Olimpíadas pelo Whatsapp

Quer receber notícias olímpicas no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 96572-1480 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: rio2016

UOL Cursos Online

Todos os cursos