Após furto, comitês Rio 2016 e Londres 2012 trocam presentes e prometem 'estreitar' relações

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • EFE/SANTI CARNERI

    Carlos Arthur Nuzman e Sebastián Coe acenam aos fotógrafos em evento no Rio

    Carlos Arthur Nuzman e Sebastián Coe acenam aos fotógrafos em evento no Rio

Agradecimentos, abraços e uma troca de presentes marcaram o primeiro encontro dos presidentes do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e do Comitê Londres 2012 após a crise do furto de informações do órgão britânico por funcionários do comitê brasileiro. Carlos Nuzman, do Rio 2016, e Sebastian Coe, do Londres 2012, se reuniram neste sábado, no Rio de Janeiro, e participaram juntos da cerimônia de abertura do chamado Debriefing realizado na cidade.

O Debriefing é um evento promovido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para troca de informações entre última sede dos Jogos Olímpicos com as próximas cidades a receberão uma Olimpíada, seja ela de inverno ou verão. Até quarta-feira, Londres passará sua experiência aos organizadores de Sochi-2014 (Rússia), Rio-2016 e PyeongChang-2018 (Coreia do Sul).

Como chefe da organização da Olimpíada de Londres, Coe veio ao Brasil e discursou na abertura oficial do Debriefing. O presidente da Londres 2012 nem mencionou o episódio do furto dos documentos por nove brasileiros e se colocou à disposição para colaborar com a Rio 2016.

"Nós queremos ajudar no que for possível", afirmou Coe, enquanto Nuzman o observava na plateia. "Estamos ansiosos para estreitar nossas relações de trabalho."

Nuzman discursou antes de Coe. Elogiou a Olimpíada de Londres e disse que os britânicos podem dar uma ajuda crucial na preparação do Rio para os Jogos de 2016.

"O Comitê Londres 2012 foi bem sucedido em manter o foco inicial até a realização dos Jogos. A Olimpíada de Londres foi uma edição excepcional", afirmou Nuzman.

O presidente da Rio 2016 presenteou Coe com uma escultura que mostra a silueta das montanhas do Rio de Janeiro. Ganhou de Coe uma das peças que formaram a pira olímpica dos Jogos de Londres.

A Olimpíada de Londres, aliás, também foi elogiada por membros do COI que estiveram na abertura do Debriefing. Até o presidente do órgão, Jacques Rogge, que não veio ao Rio, enviou uma carta e nela afirmou que "Londres 2012 elevou as expectativas sobre os próximos organizadores".

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, esteve na abertura do Debriefing e disse que a cidade está ciente de sua responsabilidade. Afirmou que a Olimpíada de Londres foi mesmo muito boa e que servirá de inspiração para o Rio de Janeiro.

Paes, no entanto, afirmou que o Rio fará uma Olimpíada "carioca". E, para que todos entrem no clima da cidade, ele pediu que os presentes da abertura do Debriefing tirassem suas gravatas.

O pedido de Paes foi bem recebido pelos presentes. Denis Oswald, chefe da comissão de coordenação para Londres 2012 do COI, discursou sem gravata e agradeceu a iniciativa do prefeito.

Receba notícias de Olimpíadas pelo Whatsapp

Quer receber notícias olímpicas no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 96572-1480 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: rio2016

UOL Cursos Online

Todos os cursos