Surgimento da Celeste

O futebol conheceu em 1924 o primeiro grande time sul-americano: a seleção uruguaia. Enquanto a Europa ainda baseava seu jogo no padrão britânico, com chutões e cruzamentos, os uruguaios surpreenderam os favoritos com um futebol de toque de bola e conseguiram vencer todos os cinco jogos. Com a subida ao local mais alto do pódio também em Amsterdã-1928, a seleção passou a ser conhecida como a Celeste Olímpica. A ratificação do poderio da equipe veio dois anos após a vitória na Holanda. Em 1930, o Uruguai foi campeão da primeira Copa do Mundo organizada pela Fifa.

"Carruagens de Fogo"

Os atletas britânicos Harold Abrahams e Eric Liddell (ganhadores, respectivamente, das provas dos 100 m e 400 m do atletismo) tiveram suas histórias consagradas no filme ganhador do Oscar em 1981, que marcou o esporte até hoje com a música de Vangelis.
 
Nasce um slogan
 
Foi na Olimpíada de Paris que surgiu o lema olímpico, de autoria do frei Henri Didon, amigo do inventor do evento, o Barão Pierre de Coubertin, que, em latim, traduz o espírito das Olimpíadas: "Citius, Altius, Fortius" ("mais rápido, mais alto, mais forte").
 
Esportes esdrúxulos
 
Os Jogos de Paris inovaram nos testes das modalidades. Colocaram na disputa a canoagem canadense, onde os competidores competem semiajoelhados, e os jogos infantis, uma bagunçada competição para crianças. Nenhuma delas continuou no programa olímpico.
 
Você sabia?
 
  • A nadadora norte-americana Gertrude Ederle ganhou o ouro na prova do revezamento 4 x 100 m livre e o bronze nos 100 m e 400 m livre. Porém sua maior façanha veio dois anos mais tarde, em 1926, quando se tornou a primeira mulher a atravessar o Canal da Mancha, batendo o recorde do italiano Enrique Tiraboschi, com um tempo de 14 horas e 39 minutos.
     
  • O rúgbi, esporte de tradição na Inglaterra, Nova Zelândia e África do Sul, aparece pela última vez nos Jogos (voltará na Olimpíada do Rio, em 2016). Os Estados Unidos, que tinham como base jogadores saídos do futebol americano, ganharam a medalha de ouro pela segunda vez consecutiva.
     
  • Nas provas de boxe, o francês Roger Brousse foi desclassificado porque foram encontradas marcas de seus dentes no peito do adversário, o britânico Harry Mallin.
     
  • O fanatismo dos parisienses desembocou em vários escândalos, incluindo vaias durante a execução dos hinos nacionais de outros países e numerosos incidentes durante os torneios de boxe e esgrima. Os franceses estavam particularmente irritados com os EUA, depois que o governo norte-americano tinha criticado a ocupação francesa da região do Ruhr.
     
  • O tênis foi disputado pela última vez em uma Olimpíada (até seu retorno em Seul-1988). O tradicional esporte foi excluído da programação dos Jogos seguintes pelo Comitê Olímpico Internacional, que não aceitava a profissionalização da modalidade.
     
  • A pelota basca e a canoagem participaram dos Jogos como esportes de exibição. Equador, Irlanda, Letônia, Lituânia, México, Filipinas, Polônia e Uruguai participam pela primeira vez do evento.
     

Ficha

Países participantes
44
Número de modalidades
19
Número de atletas
3.089 (2.954 homens, 135 mulheres)
Participação do Brasil
Sem medalhas
Data de abertura
04 de Maio de 1924
Data de encerramento
27 de Julho de 1924
Cursos Online
UOL Cursos Online

Pôster e medalha

Já conhece os de Amsterdã-1928? Veja

UOL Cursos Online

Todos os cursos