Mark Spitz (Estados Unidos)

Com uma performance incrível na natação, o norte-americano Mark Spitz pode ser considerado o atleta com o melhor desempenho em uma única edição da Olimpíada.
 
Em Munique-1972, conquistou sete medalhas de ouro. Na Olimpíada chinesa, seu compatriota Michael Phelps somou oito ouros nas piscinas, de fato, um feito extraordinário e histórico. A diferença é que Spitz também quebrou o recorde mundial em todas as provas que venceu (100% de aproveitamento).
 
Spitz começou a fazer história nos 200 m borboleta. O norte-americano venceu com o tempo de 2min00s70. No mesmo dia, foi campeão no revezamento 4 x 100 m livre. No dia seguinte, ficou com o ouro nos 200 m livre ao bater o compatriota Steven Genter.
 
A quarta medalha de ouro e o quarto recorde foram conquistados nos 100 m borboleta, com o tempo de 54s27. Algumas horas depois, o incansável Spitz faturou sua quinta medalha de ouro no revezamento 4 x 200 m livre, com a marca de 7min35s78.
 
Na penúltima prova que disputou, os 100 m livre, Spitz teve pela frente seu principal rival, outro compatriota, Jerry Heidenreich, que estava descansado. Spitz superou o cansaço e o colega, ficando com o sexto ouro. Finalmente, na última prova, o revezamento 4 x 100 m medley, Spitz venceu com a equipe dos Estados Unidos em 3min48s16.
 
Como outros judeus presentes na Vila Olímpica, Spitz teve que abandonar o local como medida de segurança após o incidente entre terroristas palestinos e a delegação israelense.
 
Precursor no marketing
 
O nadador norte-americano entrou também para a história como o precursor dos atletas marqueteiros. Durante a premiação dos 200 m livre, foi para o pódio com par de tênis nas mãos, exibindo claramente seu patrocinador. Pouco depois, fez um comercial para um fabricante de creme de barbear, tirando seu famoso bigode na TV.
 
Nascido na cidade californiana de Modesto, Spitz despontou para o mundo aos 17 anos, ganhando cinco ouros no Pan-Americano de Winnipeg, em 1967. Esperava-se que fosse repetir o desempenho na Olimpíada de 1968, mas a altitude e o oxigênio rarefeito da Cidade do México prejudicaram seu desempenho.
 
No mesmo ano de 1972, ele se aposentou das piscinas. Mas em 1991, o diretor de cinema Bud Greenspan lhe ofereceu US$ 1 milhão para que tentasse se classificar para disputar os Jogos de Barcelona, em 1992. Aos 41 anos, Spitz tentou várias vezes, mas não conseguiu atingir o índice exigido pelo federação de seu país.
 
Outros destaques
 
  • Alemanha Oriental
    O slalom fez sua estreia na canoagem, com quatro eventos, todos vencidos pela Alemanha Oriental. Os alemães ocidentais gastaram US$ 4 milhões para construir um rio artificial, para garantir as medalhas. No entanto, um ano antes, os vizinhos do leste foram ao local, estudaram as instalações e construíram uma réplica do outro lado do muro.
     
  • Basquete da URSS
    A final do basquete, entre EUA e URSS, terminou em confusão. Os EUA, invictos nos Jogos, monopolizando os ouros (62 vitórias consecutivas), pensaram que já tivessem vencido por 50 a 49 quando o juiz brasileiro Renato Righetto o encerrou. Os juízes de mesa, porém, notaram que faltavam ainda três segundos. Os soviéticos aproveitaram o tempo, e Belov fez a cesta da vitória por 51 a 50. Os EUA se recusaram a receber a prata.

Ficha

Países participantes
121
Número de modalidades
23
Número de atletas
7.134 (6.075 homens, 1.059 mulheres)
Participação do Brasil
41º lugar
Data de abertura
26 de Agosto de 1972
Data de encerramento
11 de Setembro de 1972
Cursos Online
UOL Cursos Online

Pôster e medalha

Já conhece os de Montreal-1976? Veja

Mascote

Reprodução O cão Waldi foi a primeira mascote olímpica, em 1972; confira as outras

UOL Cursos Online

Todos os cursos