Disputa entre gêmeos

A Alemanha Oriental dominou completamente as provas do remo em Moscou. A delegação abocanhou 11 medalhas de ouro nas 14 provas da modalidade no programa olímpico. A supremacia foi tanta que cada um dos 54 remadores, homens ou mulheres, regressou com uma medalha no peito. Na prova da categoria dois sem, os vencedores foram os gêmeos Joerg e Bernd Landvoigt. Curiosamente, eles travaram uma disputa com outro par de gêmeos, que também subiu ao pódio. Os irmãos Yuri e Nikolai Pimenov, soviéticos, ficaram com a medalha de prata.

Ouro por acidente
 
Na estreia do hóquei sobre a grama feminino, cinco dos seis países que iriam disputar o torneio aderiram ao boicote. Às pressas, os organizadores convidaram outras seleções, entre elas a do Zimbábue. Com um time escolhido um dia antes do embarque, surpreendeu a todos e ficou com a medalha de ouro.
 
Erro de agenda
 
Por um descuido da organização, as finais dos 1.500 m e dos 5.000 m do atletismo foram marcadas para o mesmo dia. Meio-fundistas que esperavam correr as duas distâncias tiveram que optar por uma das provas. A decisão prejudicou os atletas africanos, que priorizaram a disputa dos 5.000 m após muita reclamação.
 
Hasta la victoria
 
Um dos maiores boxeadores olímpicos, o cubano Teófilo Stevenson tornou-se o primeiro peso-pesado a ganhar o terceiro ouro consecutivo. Em 1986, aos 34 anos, conquistaria o título mundial amador. Apesar das numerosas propostas de empresários, Stevenson nunca aceitou deixar a ilha caribenha.
 
Você sabia?
 
  • Os 800 m e os 1.500 m do atletismo eram aguardados pelo duelo dos britânicos Sebastian Coe e Stephen "Steve" Ovett. Em 1979, Coe batera os recordes mundiais nas duas provas. Em 1980, Ovett o igualara nos 1.500 m. Em Moscou, Ovett venceu os 800 m e Coe levou a prata. Nos 1.500 m, Coe levou ouro, e Ovett, o bronze.
     
  • O espanhol Juan Antonio Samaranch iniciou sua gestão na presidência do COI (Comitê Olímpico Internacional) em Moscou, quando o irlandês Lord Killanin deixou o cargo. Ex-embaixador de seu país na URSS, Samaranch deixou a entidade após a Olimpíada de Sydney-2000. O belga Jacques Rogge assumiu e preside o comitê até hoje.
     
  • A Alemanha Oriental também dominou a natação feminina em Moscou. Foram 12 medalhas de ouro. A vitória só escapou da delegação nos 800 m livre e nos 200 m peito. Barbara Krause, Karen Metschuk e Rica Reinisch foram os grandes destaques da equipe: o trio obteve nove ouros, três para cada uma.

Ficha

Países participantes
80
Número de modalidades
21
Número de atletas
5.179 (4.064 homens, 1.115 mulheres)
Participação do Brasil
17º lugar
Data de abertura
19 de Julho de 1980
Data de encerramento
03 de Agosto de 1980
Cursos Online
UOL Cursos Online

Pôster e medalha

Já viu os de Los Angeles-1984? Confira

Mascote

Reprodução O ursinho Misha foi a mascote da Olimpíada de Moscou; confira outras

UOL Cursos Online

Todos os cursos