Michael Johnson (Estados Unidos)
Em casa, o norte-americano Michael Johnson entrou para a história das Olimpíadas ao tornar-se o primeiro corredor a vencer as provas dos 200 m e 400 m rasos em uma mesma edição.
Johnson chegou a Atlanta com um currículo invejável, 54 vitórias consecutivas na disputa dos 400 m. E confirmou o favoritismo com novo recorde mundial, 43s49. A distância do norte-americano para o segundo colocado, o britânico Roger Black (que correm em 44s41), foi a maior em 100 anos da competição.
Três dias depois de conquistar o primeiro ouro, Michael Johnson voltou à pista para vencer os 200 m. Mais uma vez, superou seu próprio recorde mundial, 19s66, cravando 19s32. Depois da façanha, Johnson não se conteve. “Gostaria de estar na arquibancada para assistir ao que eu fiz”, declarou o atleta, que teve sapatilhas douradas feitas por sua patrocinadora especialmente para ele.
Persistência até a vitória
Nascido em Dallas, no dia 13 de setembro de 1967, Michael Duane Johnson chegou à Olimpíada de Atlanta como campeão mundial nas duas provas. Mas, para realizar o duplo sonho olímpico, fez um apelo ao Comitê Olímpico Internacional e às federações de atletismo para que o programa olímpico de Atlanta o permitisse correr nas duas provas. Johnson ainda perdeu a chance de conquistar uma terceira medalha certa, no revezamento 4 x 400 m, prova em que os EUA levaram o ouro com tranqüilidade.
Antes do triunfo em Atlanta, Johnson penou em Barcelona-1992, com uma grave infecção intestinal duas semanas antes do início dos Jogos. Como compensação, no entanto, integrou o quarteto que levou o ouro no revezamento 4 x 400 m rasos.
Em Sydney-2000, Johnson ganhou novamente nos 400 m. No revezamento 4 x 400 m, os EUA conquistaram a medalha de ouro, dando a Johnson um total de cinco, mas essa medalha foi cassada posteriormente porque um dos membros da equipe, Antonio Pettigrew, admitiu que correu dopado.
Outros destaques
- Donovan Bailey (Canadá)
Os 100 m rasos foram vencidos por Donovan Bailey, com novo recorde mundial: 9s84. Bailey também ganhou o ouro no revezamento 4 x 100 m, quando o Canadá surpreendeu os norte-americanos.
- Amy Van Dyken (EUA)
A nadadora norte-americana foi o único atleta a ganhar quatro ouros em Atlanta, sendo campeã nos 50 m livre, nos 100 m borboleta e nos revezamento 4 x 100 m livre e 4 x 100 m medley. No total, ninguém subiu mais vezes ao pódio que o ginasta russo Alexei Nemov (seis vezes).