UOL Olimpíadas 2008 Guia da China
 
Divulgação

Pôster de Operação Dragão, com Bruce Lee

Álbum de fotos

Além de sopapos e pernadas na tela

A imagem mais popular são os filmes em que Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li derrubam dublês em profusão entre caretas, gritos e tabefes coreografados. Os filmes de kung fu, concentrados em Hong Kong, partem sempre do tema básico da vingança. O clássico do gênero é Operação Dragão, que nos anos 70 projetou Bruce Lee no cenário internacional.

Mas a China vem dando um verdadeiro troco nos últimos anos, conquistando espaço na indústria cultural do mundo. Seja influenciando produções hollywoodianas como Kill Bill e Matrix. Seja em comédias próprias, como Kung-Fu-Zão e Shaolin Soccer. Seja em grandes produções como O Tigre e o Dragão, O Clã das Adagas Voadoras ou Herói, filmes com altos investimentos em ambientação e figurino, aproveitando a atração que o refinamento da cultura chinesa tem no exterior. Desde a época de Marco Polo, passando pelas grandes navegações, o Ocidente sempre se fascinou com os produtos locais como as finas porcelanas, as delicadas aquarelas e as estilosas caligrafias.

Modere seu linguajar

Hong Kong e Taiwan, onde o capitalismo chegou antes, criaram uma forte indústria cultural e dominam atualmente a cena pop – 90% dos direitos autorais do país vão para essas duas áreas. Mesmo assim, Pequim baixou uma norma que as produções não tivessem gírias dessas regiões, parâmetro de comportamento para a China continental.

Reuters

Cor de defunto no altar

O branco é considerado fúnebre desde o Império, mas a indústria do casamento no país copia o como ocidental de noivas.

Divulgação

Respeite seu inimigo

A literatura chinesa é pouco conhecida no Ocidente. Só “A Arte da Guerra” é popular entre gerentes e técnicos de futebol.

Reuters

Astrologia chinesa

2008 é o ano do rato (os outros signos são porco, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cão, cavalo, carneiro, macaco e galo)

Reuters

Tecnologia de ponta

Os chineses inventaram o papel, a porcelana, a seda, a guarda-chuva, a bússola, o arado, a pólvora e o carrinho de mão.

Superstição de quatro

A maioria dos prédios no país não tem andares terminados em quatro, porque seu ideograma (si) tem pronúncia muito parecida com a caractere de morte. Nos prédios que têm potencial de venda para estrangeiros também não há 13º andar. Assim, o elevador pula do 12º direto para o 15º. Para os celulares, quanto mais dígitos quatro mais barata fica a linha.