UOL Olimpíadas 2008 Guia da China
 
Associated Press

Jovem vê rotas do Tibete para outras regiões

Álbum de fotos

Um quinto da humanidade por lá

O país é maior que o Brasil (9,5 contra 8,5 milhões de quilômetros quadrados), mas enormemente mais populoso (1,3 bilhão de chineses contra os 190 milhões de brasileiros). A China ostenta 166 cidades com uma população de mais de um milhão de pessoas, contra apenas 14 no Brasil. O número seria ainda maior se o país não tivesse adotado a partir da década de 70 a política de um filho por casal (o país teria 300 milhões a mais se continuasse no antigo ritmo de fertilidade).

Faz fronteira com 14 países contra dez vizinhos da nação sul-americana. Por sua dimensão, reúne desde paisagens desérticas de Xinjiang até as montanhas mais altas do Tibete, da selva subtropical da fronteira com o Vietnã e Laos até as estepes frias da Mongólia Interior. A concentração humana, porém, está na planície costeira e nos 7% de terras aráveis do território.

O nome oficial é “Zhonghua Renmin Gongheguo”, o que traduzindo significa República Popular da China. Isso para se diferenciar da ilha de Taiwan, que se auto-intitula República da China, mas considerada “província rebelde” desde a Revolução Comunista em 1949.

Ciclos de migração

A diáspora começou para os vizinhos Indonésia, Malásia, Tailândia e Cingapura (onde são a maioria da população). No século 19, desastres climáticos, guerras e fome impulsionaram levas para os EUA, Canadá, Peru e Austrália para trabalhos em minas e ferrovias. No século 20, países da Europa e o Brasil (comunidade de 150 mil) viraram destino.

Reuters

Privacidade quase zero

Com tanta gente, há uma lógica própria nos esbarrões de rua, empurrões em elevadores públicos, metrôs e filas.

Reuters

Únicos filhos únicos

Só as famílias do campo e de minorias étnicas podem ter mais de um filho, o limite para casais que vivem nas cidades.

AFP

Mandarim para todos

O governo gastou US$ 9 milhões para ensinar chinês para as minorias, como essas meninas uigures (língua de origem turca).

Arquivo

Mulherada no comando

No sul, a etnia naxi (278 mil pessoas) possui estrutura matriarcal, com elas controlando os negócios e a linhagem.

Para quem acha que chinês é tudo igual

O país tem 56 etnias, sendo que 92% da população são han. Só na província de Yunnan (fronteira com Mianmar) há 20 culturas diferentes. Há 21 etnias com língua própria e 40 tipos de escrita no país. Só duas minorias étnicas, hui e man, usam a língua chinesa. Entre as etnias estão os iugures, cazaques, mongóis, tibetanos e coreanos