UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

15/09/2008 - 09h48

Brasil fecha histórica participação da natação com prata em Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A equipe do revezamento brasileiro 4 x 50 m medley 20 pontos fechou bem a melhor participação do país na história da natação nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. O time formado por Daniel Dias, Ivanildo Vasconcelos, Luis Silva e Clodoaldo Silva acabou em segundo lugar e ganhou a medalha de prata na última prova disputada no Cubo D'Água na competição. No total foram 19 conquistadas na China, contra 11 em Atenas-2004.

Os nadadores do Brasil, com o tempo de 2min39s31, ficaram atrás apenas da China, que chegou após 2min33s15, quebrando o recorde paraolímpico, conquistado pelo time brasileiro em Atenas-2004. Com o bronze, disputando a segunda colocação nos metros finais com a equipe verde e amarela, ficaram os atletas espanhóis.

Assim, Daniel Dias fechou sua participação como maior medalhista desta edição paraolímpica, com nove no total. Clodoaldo Silva, que fechou o revezamento nacional, levou sua segunda no Cubo D'Água, agora de prata. Ele já havia faturado o bronze também com o revezamento do país.

"Foram 11 provas e nove medalhas, não tenho nem o que falar, estou muito feliz. Estava muito cansado pois era a última prova, não nadei o meu melhor, mas valeu. Esperávamos o ouro, mas vimos a China muito forte, e isto mostrou que a nossa equipe está bastante unida", disse Dias ao Sportv.

Ivanildo Vasconcelos, o segundo a cair na água, falou sobre a estratégia do Brasil para tentar defender o título paraolímpico da prova. "A gente fez uma formação diferente para dar descanso aos nadadores que se esforçaram mais, mas esta medalha tem gosto de ouro para nós, pois fomos muito bem. Estamos de parabéns, pois fechamos aí a melhor campanha do país com esta prata".

O Brasil não deixou de estar em nenhum momento entra os três primeiros colocados, brigando inclusive na primeira parcial, com os Estados Unidos, que acabaram ficando em quatro. "È uma conquista enorme, porque a medalha no revezamento não é a conquista só do atleta, mas do Brasil. Não foi a de ouro, mas foi a de prata que está ótimo", afirmou Luis Silva, outro da equipe nacional.

Com oito ouros conquistados nas piscinas de Pequim, o Brasil foi um dos maiores nomes da natação nesta Paraolimpíada. "A natação do Brasil esta de parabéns. Isto aqui vai ficar como recordação para gente. O Cubo D'Água é metade brasileiro", declarou Luis Silva.

Clodoaldo, abatido no principio da competição por ser obrigado a mudar de classe, da S4 para a S5, após uma reavaliação funcional, saiu vitorioso, mesmo não tendo ganhado as inúmeras medalhas que levou em Atenas-2004. "Com duas medalhas, saio daqui com o pensamento de dever cumprido. Frustrado com aos resultados individuais? Talvez, mas decidi competir para chegar bem no revezamento para ajudar meus companheiros", disse ele.

Há quatro anos arás, na Grécia, Clodoaldo saiu como o grande nome nacional, após receber seis medalhas de ouro e uma de prata. Com a participação na China, e mais quatro conquistadas em Sidney-2000, o nadador se disse bastante contente. "São 13 medalhas paraolímpicas, então saí com o dever cumprido e muito satisfeito".

Já a equipe de revezamento 4 x 100 m medley 34 pontos ficou com a última colocação na final, ao completar a prova após 4min40s01, também na manhã desta segunda-feira em Pequim. O time brasileiro foi representado por André Brasil, Daniel Dias, Marcelo Collet e Phelipe Rodrigues.

A Austrália levou a medalha de ouro, com o tempo de 4min11s90, o novo recorde mundial. A equipe da Oceania sagrou-se tricampeã da modalidade nos Jogos. Em segundo lugar, com a marca de 4min12s67, ficou a equipe da China, que faturou mais uma medalha de prata para o país anfitrião da competição. O bronze foi para a Ucrânia.

Compartilhe: