UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

15/09/2008 - 06h53

André Brasil sobra e fecha participação individual com novo ouro

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
André Brasil deu novo show em sua última participação individual na natação nestes Jogos Paraolímpicos de Pequim e faturou o ouro na prova dos 400 m livre da S10, com a quebra do recorde da competição, após marcar 4min05s84.

Com esta, a natação brasileira chegou a um total de 16 medalhas nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, superando as 11 conquistas em Atenas-2004. Além disso, o país competiu em mais decisões do que na Grécia. "Chegamos a mais finais do que em Atenas, então parabéns a Confederação Paraolímpica", felicitou André em entrevista ao canal Sportv.

Logo no principio da prova decisiva no Cubo D'Água, Brasil disparou na liderança, e seguia tranqüilo, apenas brigando para bater o recorde mundial, que permanece com o canadense Gagnon, com 4min04s20. Apenas nos últimos 100 metros o britânico Robert Welbourn, que havia feito o melhor tempo na etapa classificatória, tentou encostar em André, mas ficou mesmo com a medalha de prata.

"Estou satisfeito, foi uma semana surpreendente, mas não satisfeito com o tempo que fiz. Talvez se esta prova fosse no começo dos Jogos, eu bateria o recorde mundial. Eu sempre entro pensando que é a primeira prova, para minimizar o cansaço e tentar bater os recordes. Não saiu agora, mas da próxima vez tenho certeza de que vai sair", disse o sempre exigente brasileiro após receber o ouro.

A terceira colocação da prova dos 400 m ficou com o canadense Benoit Huot, que levou seu quarto bronze na competição paraolímpica. Em compensação, André Brasil faturou sua quinta medalha nos Jogos, sendo esta a quarta de ouro para o nadador. "Obrigado a todo mundo que acreditou que o esporte paraolímpico poderia dar medalhas ao Brasil", agradeceu ele. Outro brasileiro nesta final, Marcelo Collet foi o sexto colocado na classificação geral.

Neste que é o último dia da natação nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, André Brasil ainda retorna à piscina do Cubo D'Água para tentar sua última medalha na China, com a equipe brasileira do revezamento 4 x 100 medley 34 pontos. O time nacional classificou-se à decisão apenas com o oitavo tempo, e terá que brigar muito para ganhar no máximo um bronze, já que não é favorito na prova.

Mais brasileiros

Na prova final dos 50 m costas, Gabriel Feiten e Adriano Pereira saíram sem medalhas, ao terminaram a decisão da categoria S2, na 7ª e 5ª posição respectivamente. No pódio Dmitry Kokarev, da Rússia, no posto mais alto, Jim Anderson, do Reino Unido, que ficou com a prata, e em terceiro, o grego Georgios Kapellakis.

Também nos 50 m costas, mas na classe S3, o brasileiro Genezi Andrade ficou com a sétima colocação na final, ao terminar a prova em 59s25, Ele viu o chinês Du Jianping faturar mais um ouro em seu país, após 44s31, o novo recorde mundial. A medalha de prata foi para Min, da Coréia do Sul, com 44s80 e o bronze para o ucraniano Dmytro Vynohradets.

*Atualizada às 7h40

Compartilhe: