UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

15/09/2008 - 07h57

Edênia Garcia fatura mais um bronze para a natação feminina

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A nadadora brasileira Edênia Garcia levou, na manhã desta segunda-feira, a medalha de bronze na prova dos 50 m livre da categoria S4, nadando no estilo costas, que é sua especialidade, mas não está no programa paraolímpico destes Jogos de Pequim. Ela chegou em terceiro lugar com o tempo de 53s28.

Apesar de se classificar para a final com o melhor tempo nas eliminatórias, Edênia viu suas principais adversárias imporem um ritmo bastante forte na piscina do Cubo D'Água, e teve que brigar muito para adquirir sua medalha, a terceira feminina da natação nesta Paraolimpíada.

A vencedora da prova foi a mexicana Nely Miranda, que disparou no início da final, para bater o recorde mundial, após 46s27. A medalha de prata ficou com a norte-americana Cheryl Angelelli, que conferiu o tempo de 52s81.

Neste último dia da natação nos Jogos, Edênia conseguiu enfim, faturar sua medalha. Ela não pôde participar de uma prova na competição chinesa, por contusão, e também de sua maior especialidade na natação, os 50 m costas. Isto porque a organização paraolímpica tirou a modalidade da categoria S4. "Ganhar medalha em uma prova que não é sua não é fácil. Tiraram o 50 m costas do programa e espero que a recoloquem em Londres (em 2012)", falou Edênia ao Sportv. Na disputa da prova, estilo costas, em Atenas-2004, ela levou a prata para o Brasil.

Compartilhe: