UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 11h49

Argentina atropela na semifinal e acaba com sonho de 1º ouro do Brasil

Bruno Freitas
Em Pequim (China)
O sonho do inédito ouro olímpico do Brasil no futebol foi adiado mais uma vez. Com atuação decepcionante, a seleção de Dunga foi derrotada com certa facilidade pela arqui-rival Argentina por 3 a 0 nesta terça-feira no estádio dos Trabalhadores, em Pequim, e ficou sem a vaga na final dos Jogos, que reunirá argentinos e nigerianos. O baixinho e veloz atacante Sergio Aguero anotou dois gols, enquanto Juan Roman Riquelme completou o triunfo em cobrança de pênalti.

PRINCIPAIS LANCES
Marcelo
Com dois gols, Aguero foi o destaque da vitória argentina ante o Brasil por 3 a 0
AP
Incrédulo, Diego se desespera com a superioridade argentina na partida
Flávio
Decepção de Ronaldinho foi o retrato do Brasil após o fim do sonho do ouro
PRIMEIRO TEMPO
5min - Di Maria invade a área e bate cruzado. Breno corta no primeira trave e por muito pouco não faz contra.
11min - Rafinha cruza rasteiro da direita, mas Rafael Sobis chega atrasado e a bola sai pela linha de fundo.
12min - Agüero invade a área, dribla Breno, e bate. A bola sai com perigo pelo lado do goleiro Renan.
SEGUNDO TEMPO
7min - GOOOL DA ARGENTINA!!! Messi faz bela jogada pelo meio, entra na área e encontra Di Maria. Ele cruza e Aguero, sozinho, coloca no fundo das redes.
12min - GOOOL DA ARGENTINA!!! Zabaleta bate cruzado e Aguero, mais uma vez sozinho, toca para as redes do Brasil
30min - GOOOL DA ARGENTINA!!! Breno calça Aguero na área e sofre o pênalti. Na cobrança, Riquelme marca o terceiro.
VEJA FOTOS DO JOGO
QUAL É O MAIOR CULPADO?
OPINE SOBRE A DERROTA BRASILEIRA
ARGENTINOS EXALTAM "HUMILHAÇÃO"
PÁGINA DA MODALIDADE
DUNGA SE DIZ SEGURO NO CARGO
FELIZ, PATO SE DESPEDE DO OURO
DIEGO: OURO MORREU EM 5 MINUTOS
BLOG DO JUCA: ARGENTINA ARRASOU
HERNANES SE DIZ CHATEADO
Restará à seleção masculina do país a tentativa de prêmio de consolação na disputa do bronze com a Bélgica, equipe derrotada pela Nigéria na outra semifinal desta terça (4 a 1). O duelo com os belgas acontece na sexta-feira em Xangai, às 8h (de Brasília).

O fracasso desta terça-feira derruba o recente domínio brasileiro em partidas decisivas contra os maiores rivais, pelo menos nesta década. Antes da derrota por 3 a 0 em Pequim, a seleção havia batido a Argentina em duas finais de Copa América (2004 e 2007) e em uma Copa das Confederações (2005).

Pouco combativa, a seleção brasileira foi inferior aos rivais argentinos durante toda a partida. Os atuais campeões olímpicos jogaram pelo chão e envolveram com eficácia o sistema defensivo adversário e o meio-campo.

A vantagem foi total dos baixinhos Aguero e Messi (1,72 m e 1,69 m, respectivamente) contra os 'grandalhões' da defesa brasileira, que tem como expoentes de altura os zagueiros Alex Silva e Breno (1,92 m e 1,87 m).

Aguero fez a festa contra a defesa brasileira, e selou a vitória argentina com dois gols no começo do segundo tempo em jogadas semelhantes: desvio no meio da área rival após cruzamentos rasteiros das pontas, um de cada lado - assistências de Di Maria e Zabaleta.

Mais tarde, Riquelme selou a classificação dos argentinos à final em cobrança de pênalti, quando a seleção já não esboçava mais reação.

A estrela de Ronaldinho Gaúcho voltou a deixar a desejar, apesar das tentativas de quebrar a estrutura de defesa adversária com dribles de efeito no meio-campo. O meia-atacante esteve distante de Sobis, errou passes em excesso e foi parado pela marcação argentina facilmente na lateral esquerda do setor ofensivo.

No primeiro tempo, a Argentina ameaçou a meta de Renan em inúmeras oportunidades, em sucesso na incursão à área brasileira através de trocas de bola pelo chão e apoiada na individualidade de Messi e Aguero. A defesa da seleção ainda apresentou dificuldades de fazer o jogo chegar até o meio-campo.

Isolado na frente, Rafael Sobis praticamente não pôde jogar. As tentativas de fazer a bola chegar à referência de ataque brasileira vinham de chutões da defesa, que invariavelmente não deram resultados.

Em desvantagem no marcador no segundo tempo, após os gols de Aguero, Dunga resolveu mandar a equipe para frente, com as entradas de Alexandre Pato, Jô e Thiago Neves. No entanto, os brasileiros não conseguiram criar oportunidades de gol e sofreram com o andamento do relógio até o fim da partida.

O Brasil chegou até a balançar as redes, com Alexandre Pato em rebote de falta de Ronaldinho. Mas a arbitragem assinalou o impedimento do atacante com correção. Sem vibração, o time de Dunga ainda cedeu mais um gol aos rivais, em pênalti convertido por Riquelme.

Classificada para a decisão, a Argentina terá a honra de ir ao principal palco dos Jogos de Pequim, já que a final contra a Nigéria está marcada para o próximo sábado (1h da manhã, horário de Brasília) no estádio Olímpico, conhecido como Ninho de Pássaro, local da cerimônia de abertura e do atletismo. O Brasil disputa o bronze na próxima sexta contra a Bélgica.

A esperança de uma medalha de ouro no futebol se concentra agora nos pés de Marta e cia. A seleção brasileira feminina passou com autoridade (4-1) sobre a Alemanha nas semifinais e enfrentará os Estados Unidos na decisão. O confronto com as atuais campeãs olímpicas está marcado para esta quinta-feira, às 10h (de Brasília), no palco da derrota desta manhã

Brasil
Renan; Rafinha, Alex Silva, Breno, Marcelo; Lucas, Hernanes (Thiago Neves), Anderson, Diego (Jô); Ronaldinho e Rafael Sobis (Alexandre Pato)
Técnico: Dunga

Argentina
Romero; Garay, Monzón, Zabaleta, Pareja; Gago, Mascherano, Riquelme (Sosa), Di Maria; Messi e Aguero
Técnico: Sergio Batista

Data: 19/08/2008 (terça-feira)
Local: estádio dos Trabalhadores, em Pequim (China)
Arbitragem: Martin Vazquéz (URU)
Auxiliares: Mauricio Espinosa e Miguel Nievas (URU)
Cartões amarelos: Breno, Hernanes, Anderson, Rafinha (BRA); Zabaleta, Aguero, Pareja, Di Maria (ARG)
Cartões vermelhos: Lucas (BRA), Thiago Neves (BRA)
Gols: Aguero, aos 6min e 12min; Riquelme, aos 30min do segundo tempo

Compartilhe: