UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 09h21

Brasil bate Camarões na prorrogação, e pegará Argentina na semi

Bruno Freitas
Em Shenyang (China)*
No primeiro compromisso de características dramáticas nas Olimpíadas, diante de um adversário tecnicamente mais exigente do que os frágeis rivais da 1ª fase, o Brasil derrotou Camarões por 2 a 0 na prorrogação neste sábado, no estádio Olímpico de Shenyang, e assegurou com muita dificuldade uma vaga na semifinal dos Jogos de Pequim.

PRINCIPAIS LANCES
Marcelo
Ronaldinho Gaúcho, o único remanescente do duelo dos Jogos de Sydney-00
PRIMEIRO TEMPO
3min - Ronaldinho Gaúcho cobra falta do lado direito da área, direto para o gol. O goleiro de Camarões evita.
11min - Bebbe arrisca de longa distância e obriga Renan a fazer grande defesa
27min - Brasil tem chance em cobrança de falta na ponta direita, mas defesa camaronesa afasta.
40min - Ronaldinho Gaúcho cobra falta do lado direito e levanta na área. Rafael Sobis, no primeiro pau e escora de cabeça, mas a defesa corta para a linha de fundo.
SEGUNDO TEMPO
35min - Ronaldinho Gaúcho cobra falta da entrada da área, mas barreira corta e manda para escanteio.
39min - Thiago Neves cruza rasteiro da direita para Rafinha. A zaga de Camarões, na pequena área, afasta o perigo.
PRIMEIRO TEMPO EXTRA
10min - GOOL DO BRASIL!!! Diego rouba a bola e lança para Rafael Sobis, que avança sozinho e coloca com categoria por cima do goleiro Tignyemb.
14min - GOOL DO BRASIL!!! Thiago Neves toca por cima, Marcelo recebe dentro da área e, de primeira, manda para o fundo do gol.
VEJA FOTOS DO JOGO
VITÓRIA DÁ CONFIANÇA PARA O OURO?
MAIS NOTÍCIAS DE FUTEBOL
DUNGA TEME A VILA OLÍMPICA
SOBIS FESTEJA GOL DECISIVO
PATO SE RESIGNA SOBRE SAÍDA
ARGENTINA SE CLASSIFICA À SEMI
ENTRADA DE JÔ GERA CONTRADIÇÃO
MAIS NOTÍCIAS DAS OLIMPÍADAS
Com excesso de cartões (foram doze amarelos e um vermelho ao todo no jogo) e ausência de chances ofensivas no tempo normal, a partida acabou decidida na prorrogação, quando o Brasil, com um jogador a mais, definiu a vitória com gols do atacante Rafael Sobis, a 'aposta-surpresa' de Dunga para a partida, e do lateral Marcelo.

Assim, com doses altas de sofrimento, fica para trás a história traumática recente de insucessos contra adversários africanos, já que a seleção vinha de três derrotas seguidas para rivais desse continente em Olimpíadas e de eliminações nas duas últimas participações nos Jogos (Atlanta-1996, para Nigéria, e Sydney-2000, para Camarões).

Desta forma também, o futebol brasileiro volta a uma semifinal do torneio olímpico masculino depois de 12 anos. A última aparição da seleção nessa fase havia sido nos Jogos de Atlanta-1996, em que o time então dirigido por Zagallo terminou com o bronze.

O time de Dunga volta a campo na próxima terça-feira (às 10h, de Brasília), finalmente em Pequim, quando enfrenta a Argentina, em confronto que valerá a sonhada vaga na decisão pelo ouro. Os atuais campeões olímpicos também garantiram a vaga na prorrogação, ao derrotar a Holanda por 2 a 1.

Em um jogo duro, repleto de faltas violentas e cartões amarelos, os brasileiros acabaram entrando na estratégia africana de tornar a partida mais física e tensa. Com esse cenário, três jogadores da seleção acabaram punidos pela arbitragem apenas na etapa inicial.

A equipe brasileira começou com a surpresa no ataque de Rafael Sobis, ocupando lugar que tinha sido de Alexandre Pato na 1ª fase. O atacante do Betis apareceu pouco no jogo, mas acabou sendo decisivo no final, compensando a atuação abaixo da média da maioria dos companheiros de meio-campo e frente, como Ronaldinho Gaúcho, sumido e sem iniciativa entre a marcação camaronesa.

No primeiro tempo, o Brasil teve imensas dificuldades para escapar da marcação adiantada de Camarões e fazer a bola chegar ao ataque. A válvula de escape acabou sendo muitas vezes os 'bicões' da defesa para frente, em alternativa fracassada. Assim, a melhor chance de gol aconteceu numa falta batida por Ronaldinho da lateral direita.

Na etapa final, Camarões ficou com dez homens em campo logo aos 6min, quando Baning recebeu seu segundo cartão amarelo por reincidência de jogada violenta. A partir daí, o Brasil passou a ter mais espaço para tocar e enfim se aproximar da área africana. Mesmo assim, o time de Dunga seguiu sem competência de armar boas finalizações.

Após 40 minutos em campo com um jogador a mais, o Brasil não conseguiu mudar o placar de 0 a 0 e teve que encarar a necessidade de prorrogação, em uma repetição do choque com os camaroneses nos Jogos de Sydney há oito anos. No entanto, o desfecho foi favorável aos brasileiros desta vez.

A vitória foi definida somente no primeiro tempo da prorrogação. Primeiro aos 10min, quando Sobis recebeu lançamento preciso de Diego, entrou na área e tocou na saída do goleiro Tignyemb. Quatro minutos mais tarde, após linha de passe de Ronaldinho e Thiago Neves, Marcelo desviou para o gol e selou a classificação brasileira para a semifinal olímpica.

Brasil
Renan; Rafinha, Alex Silva, Breno, Marcelo; Lucas, Hernanes (Thiago Neves), Anderson, Diego (Ramires); Ronaldinho e Rafael Sobis (Jô)
Técnico: Dunga

Camarões
Tignyemb; Ghomsi, Bikey, Song, Nkoulou; Mbia (Olle Olle), Songo'o (Ngal), Chedjou, Baning; Bekamenga (Mboua) e Bebbe
Técnico: Martin Ndtoungou

Data: 16/08/2008 (sábado)
Local: estádio Olímpico de Shenyang (China)
Público: 41.043 torcedores
Arbitragem: Damir Skomina (SLO)
Auxiliares: Primoz Ahar e Marko Stancin (SLO)
Cartões amarelos: Marcelo, Diego, Rafinha, Breno, Ramires (BRA); Baning, Bikey, Ghomsi, Bekamenga, Song, Ngal, Nkoulou (CAM)
Cartão vermelho: Baning (CAM)
Gols: Rafael Sobis, aos 10min; Marcelo, aos 14min do primeiro tempo da prorrogação

*Atualizada às 16/08/2008

Compartilhe: