Estudo resume principais modalidades olímpicas e ressalta independência de atletas com deficiências

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Britânico Mickey Bushell comemora após conquistar ouro nos 100 m T53 na Paraolimpíada de Londres

    Britânico Mickey Bushell comemora após conquistar ouro nos 100 m T53 na Paraolimpíada de Londres

A cada quatro anos, uma nova edição de Jogos Paraolímpicos não só mostra ao mundo a superação de centenas de atletas com deficiências como serve de motivação para pessoas com restrições físicas que se sentem inaptas a realizar atividades esportivas. Um estudo realizado pela seguradora Allianz, baseado em entrevistas com deficientes, concluiu que a prática de esportes traz benefícios que ultrapassam as questões físicas e envolvem aspectos psicológicos e sociais.

“O esporte contribui em vários aspectos como autoconfiança, autoestima, integração, interação, a criação de contatos e informações de como conviver com as deficiências”, diz uma das conclusões da pesquisa feita com 18 pessoas entre 16 e mais de 50 anos. “Isso significa que aspectos psicológicos e sociais desempenham um papel maior do que com atletas sem deficiências”.

Segundo o levantamento da Allianz, deficientes que praticam exercícios, tanto amadores quanto esportistas de alto rendimento, tendem a ser mais independentes e otimistas, ao passo que aqueles que se mantêm no sedentarismo têm mais dificuldades para lidar com suas restrições físicas e com problemas rotineiros.

A pesquisa traz ainda gráficos detalhados das principais modalidades dos Jogos e depoimentos de astros do esporte paraolímpico, como a velocista norte-americana April Holmes, o ciclista irlandês Mark Rohan e o nadador alemão Sebastian Iwanow, que dão detalhes sobre seus treinamentos e enfatizam os benefícios do esporte.

“Registrar cada vez mais alguns eventos como os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012 pode ajudar a fortalecer a posição dos esportes para pessoas com deficiência na sociedade e quebrar alguns preconceitos”, diz Joseph Gross, um dos diretores da Allianz, que é parceira do Comitê Paraolímpico Internacional. “Atletas paraolímpicos não são atletas de segunda classe. Ambição, profissionalismo e espírito coletivo os guiam rumo à excelência e fazem dele astros do esporte e exemplos para todos nós”.

Confira abaixo três dos gráficos criados pelo estudo para detalhar os principais aspectos da natação, do atletismo e do ciclismo paraolímpico.

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação

UOL Cursos Online

Todos os cursos