Comitê Paralímpico descarta punir Oscar Pistorius pelas críticas a Alan Fonteles

Do UOL, em São Paulo

  • EFE/ Tal Cohen

    Oscar Pistorius cumprimenta o brasileiro Alan Fonteles no pódio dos 200 m rasos T44 dos Jogos

    Oscar Pistorius cumprimenta o brasileiro Alan Fonteles no pódio dos 200 m rasos T44 dos Jogos

O Comite Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) descartou nesta terça-feira punir o corredor sul-africano Oscar Pistorius por conta das críticas e questionamentos feitos após ser derrotado pelo brasileiro Alan Fonteles na final dos 200 metros rasos na categoria T44 dos Jogos Paraolímpicos de Londres, no último domingo.

“Não haverá nenhuma ação disciplinar contra Oscar por seus comentários”, resumiu Craig Spence, diretor de comunicações do IPC, de acordo com o jornal inglês “The Guardian”.

Após ser surpreendido pelo brasileiro na final dos 200 metros rasos no último domingo, Pistorius reclamou muito e questionou a legitimidade da vitória por conta das próteses usadas por Alan. Segundo o sul-africano, elas são maiores do que o permitido, dando assim mais altura e vantagem ao adversário.

Oscar Pistorius
Oscar Pistorius

Na segunda-feira, no entanto, Pistorius se desculpou, reconheceu a vitória de Alan e até posou para fotos com o concorrente após a entrega das medalhas.

O diretor de comunicações do IPC revelou ainda que será marcado um encontro entre o sul-africano e o órgão responsável pela organização da Paraolimpíada.

O presidente do IPC, o britânico Sir Philip Craven, um ex-jogador de basquete em cadeira de rodas, também comentou as declarações de Pistorius.

“Eu, por um lado, posso entender a reação (do sul-africano). As regras foram seguidas. Deve ser inacreditavelmente triste e surpreendente que tenha perdido. Mas eu sei que tipo de pessoa Oscar é. Ele é um ótimo cara e tenho certeza que vai se recuperar”, afirmou. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos