Ucraniana se recusa a devolver ouro após erro de placar e não aparece em nova premiação

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / IAN KINGTON

    Ucraniana Mariia Pomazan (c) se recusou a devolver a medalha de ouro que recebeu na última sexta

    Ucraniana Mariia Pomazan (c) se recusou a devolver a medalha de ouro que recebeu na última sexta

A confusão iniciada na última sexta-feira na Paraolimpíada de Londres, quando a organização admitiu um erro no resultado do arremesso de disco categoria F35/36 feminino após a cerimônia de premiação, continuou nesta segunda. A ucraniana Mariia Pomazan, que inicialmente ficou com o ouro mas depois foi rebaixada à prata, recusou-se a devolver sua medalha dourada e não compareceu ao novo pódio, na manhã de hoje.

Inicialmente, alguns jornais britânicos informaram que Pomazan havia sido autorizada pelo CPI (Comitê Paralímpico Internacional) a manter seu ouro, embora ele não fosse computado para o seu país. Nesta segunda, porém, a entidade avisou que a ucraniana terá sim que devolver a medalha e receber a prata. Ela tem que trocar de medalhas com a chinesa Wu Qing, inicialmente vice-campeã da prova e depois declarada a verdadeira vencedora. Outra chinesa, Bao Jiongyu, perdeu seu bronze para a australiana Katherine Proudfoot, antes quinta colocada e depois anunciada como terceira.

“Desde a sexta-feira, quando aconteceu o erro, nós estamos tentando ao máximo encontrar uma solução que agrade ao mesmo tempo chineses e ucranianos. Houve muitas negociações, mas infelizmente não conseguimos encontrar uma solução boa para as duas partes”, informou Craig Spence, diretor de comunicações do CPI, lembrando que os Comitês dos dois países pressionaram a entidade máxima do esporte paraolímpico. Os ucranianos queriam que o resultado inicial fosse mantido. Os chineses, que a revisão fosse respeitada.

“Mas há um regulamento e nós temos que segui-lo. A atleta chinesa ficará com o ouro, a ucraniana levará a prata e a australiana ficará com o bronze. Nós pediremos novamente às três atletas que receberam as medalhas na sexta-feira, quando o resultado errado foi anunciado, que devolvam suas medalhas”, completou Spence.

As provas que misturam pessoas com deficiências diversas, isto é, as provas combinadas, têm um sistema de resultados diferente das demais. No caso do arremesso, não se premia a atleta que atirar à maior distância, mas sim aquela que alcançar a maior pontuação, número esse que leva em consideração a categoria da esportista e o nível de sua performance dentro de sua deficiência. Na sexta-feira, por um erro no sistema, o placar declarou campeã do arremesso a ucraniana por ter alcançado a maior distância, daí o erro.

UOL Cursos Online

Todos os cursos