Esquiva Falcão será porta-bandeira do Brasil no encerramento dos Jogos

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Damir Sagolj

    Esquiva Falcão morde a medalha de prata após derrota para o japonês Ryota Murata na categoria até 75 kg

    Esquiva Falcão morde a medalha de prata após derrota para o japonês Ryota Murata na categoria até 75 kg

Medalha de prata no boxe olímpico, Esquiva Falcão foi convidado para ser o porta-bandeira da delegação brasileira durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres neste domingo, às 17 horas de Brasília.

“Hoje aconteceu mais uma coisa que me emocionei muito, hoje recebi o convite para ser o porta-bandeira do Brasil no encerramento. Obrigado meu Deus”, publicou Esquiva em seu Twitter. A informação foi reproduzida também no perfil do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). 

Esquiva foi derrotado pelo japonês Ryota Murata na final da categoria até 75 kg no último sábado, mas a sua medalha de prata é o melhor resultado do boxe olímpico brasileiro na história. A modalidade teve outros dois pódios, com os bronzes de Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo. 

Na cerimônia de abertura das Olimpíadas em Londres, o porta-bandeira do Brasil foi o cavaleiro Rodrigo Pessoa, que não conseguiu trazer nenhuma medalha nesta edição do hipismo nos Jogos. 

"Em 2012 posso dizer que a família Falcão superou o futebol, com todos os milhões do futebol. Ficamos na frente no quadro de medalhas. Se você ver, o futebol dá menos medalha do que outros esportes. O boxe precisava ter mais apoio, assim como a esgrima, o judô. A gente se igualou ao futebol com a mesma medalha, vale a mesma coisa. E os atletas do futebol ganham milhões", declarou Esquiva após a conquista.

Aos 22 anos, Esquiva conseguiu o melhor desempenho da história de um atleta brasileiro no boxe. Antes o país tinha como único o pódio o bronze de Servílio de Oliveira entre os moscas nos Jogos de 1968, na Cidade do México.

UOL Cursos Online

Todos os cursos