Zé Roberto Guimarães se torna primeiro tricampeão olímpico do Brasil

Do UOL, em São Paulo*

  • Jorge Araújo/Folhapress

    Primeira conquista de Zé Roberto foi em Barcelona-1992, com a seleção masculina

    Primeira conquista de Zé Roberto foi em Barcelona-1992, com a seleção masculina

O técnico José Roberto Guimarães sagrou-se neste sábado o primeiro tricampeão olímpico da história do Brasil nos Jogos. Com o ouro da seleção feminina de vôlei após os 3 sets a 1 sobre os Estados Unidos, o treinador somou mais uma insígnia dourada às de Barcelona-1992, com o time masculino, e de Pequim-2008, com o próprio grupo feminino.

A conquista leva Zé Roberto a um status único, deixando para trás outros dois companheiros de vôlei, os ex-jogadores Maurício e Giovane, os velejadores Robert Scheidt, Torben Grael e Marcelo Ferreira e o ex-atleta Adhemar Ferreira da Silva, cada um deles com duas conquistas. Jaqueline, Paula Pequeno, Fabi, Fabiana, Thaísa e Sheilla também se sagraram bicampeãs com a vitória sobre os Estados Unidos.

Das cinco edições olímpicas das quais participou como treinador, Zé Roberto só não conquistou medalhas em duas: no quinto lugar do time masculino em Atlanta-1996 e na quarta posição da seleção feminina em Atenas-2004. Ainda disputou a Olimpíada de Montreal-1976, mas como atleta.

Após o jogo deste sábado, Zé Roberto preferiu minimizar os recordes batidos - os três ouros olímpicos e o fato de continuar sendo o único técnico campeão com um time masculino e com um feminino.

"Ah, eu não posso esquecer as dificuldades que eu passei. A Olimpíada de 2004, aquele jogo com a Rússia. Tudo foi escrito da melhor forma. Aqui teve a reviravolta no jogo com a Rússia, as dificuldades, a possibilidade de não classificação. Só Deus poderia escrever uma história tão linda", declarou Zé Roberto à Record. "Era uma missão que eu tinha, de tentar uma medalha. Ele [Deus] achou que a gente mereceu a de ouro, então está bom, eu só agradeço".

*Atualizada às 17h24

UOL Cursos Online

Todos os cursos