Após sucesso de irmãos Falcão, seleção prepara estreia de caçula de 15 anos da família

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Getty Images

    Esquiva Falcão comemora vitória na semifinal dos médios diante do britânico Anthony Ogogo

    Esquiva Falcão comemora vitória na semifinal dos médios diante do britânico Anthony Ogogo

Mesmo antes do sucesso dos irmãos Falcão nos Jogos Olímpicos, a seleção brasileira de boxe já preparava o terreno para agregar o terceiro integrante do clã em suas linhas. Em breve Esquiva e Yamaguchi podem ganhar a companhia do garoto Estivan, de 15 anos, tratado como o "fenômeno" da família.

Estivan Júnior foi recentemente campeão cadete até 52 kg, mas está sendo preparado para em breve ingressar na seleção treinando na categoria até 60 kg.

O novato Estivan foi batizado em homenagem à lenda do boxe cubano Teófilo Stevenson, tricampeão olímpico, morto recentemente aos 60 anos. A família ainda conta com Thomas Edson como o quarto pugilista da casa [esperança para a categoria pesado nos Jogos do Rio de Janeiro].

"O Otílio Toledo [chefe da delegação] estava me falando que o Estivan é um fenômeno. Ele falou: 'é melhor que você e seu irmão juntos'", relata Esquiva Falcão, finalista da Olimpíada entre os médios.

"Meu pai já falou que o melhor de casa é o de 15 anos. É campeão brasileiro e não teve derrotas até agora. Pode esperar aí que em 2016 teremos mais um Falcão campeão olímpico no Rio de Janeiro", afirma Yamaguchi, bronze entre os meio-pesados.

Estivan e seus irmãos que batalham pelo ouro nos Jogos de Londres são filhos de Touro Moreno, um veterano praticante do universo das lutas que se mantém na ativa apesar de seus 75 anos. O capixaba foi um dos percussores do MMA no país e realiza combates esporádicos de boxe, a despeito de sua idade.

Touro Moreno sempre fez questão de oferecer as primeiras noções de boxe aos filhos, com treinos no quintal de casa, usando bananeiras no lugar de sacos de areia.

"Meu pai brinca que lá em casa a gente já começa bebê, fazendo pow-pow no seio da mãe", se diverte Esquiva, que tem 14 irmãos vivos (três já faleceram).

Depois da vitória sobre o britânico Anthony Ogogo nesta sexta-feira, o Brasil espera a final de Esquiva Falcão contra o japonês Ryota Murata nos médios (até 75 kg). A decisão pelo ouro acontece neste sábado, às 17h45 (de Brasília).

Na última sexta-feira, no entanto, o irmão mais velho de Esquiva não conseguiu repetir a façanha de ir a uma final olímpica. Yamaguchi Falcão foi derrotado pelo russo Egor Mekhontcev na semifinal da categoria até 81 kg e ficou com a medalha de bronze.

"BRASIL ESTÁ ORGULHOSO DA FAMÍLIA FALCÃO", DIZ COMENTARISTA DO UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos