Após bronze, Yamaguchi diz que família do boxe merece filme como Zezé Di Camargo e Luciano

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • AFP PHOTO / Jack GUEZ

    Yamaguchi Falcão recebe orientação de seu técnico durante luta nos Jogos Olímpicos de Londres

    Yamaguchi Falcão recebe orientação de seu técnico durante luta nos Jogos Olímpicos de Londres

O brasileiro Yamaguchi Falcão não demonstrou nenhuma tristeza com a derrota para o russo Egor Mekhontcev na noite desta sexta-feira, na semifinal dos meio-pesados dos Jogos de Londres. Fã de música sertaneja, pugilista de 24 anos cantou na área de entrevistas e disse que sua família ligada ao boxe merece ser tema de filme parecido com a obra inspirada nos irmãos Zezé Di Camargo e Luciano.

Yamaguchi é irmão de Esquiva Falcão, brasileiro que conseguiu nesta sexta sua classificação para a final da categoria médio da Olimpíada. Os dois se envolveram com o boxe desde crianças por influência do pai, um pugilista em atividade apesar de seus 75 anos.

Os medalhistas do boxe brasileiro têm mais dois irmãos mais novos que se dedicam à modalidade e pretendem trilhar o mesmo caminho de Yamaguchi e Esquiva. Todos orientados pelo pai Touro Moreno, que organiza treinos no quintal de casa, usando bananeiras como se fossem sacos de areia de academias.

"Vocês pensam que o Chico do filme é doido porque não conhecem o meu pai, que é muito mais doido. Eu adoro este filme. Estava até comentando hoje com o Esquiva que seria legal ter um filme da nossa família. Acho que o Brasil inteiro gostaria de escutar a nossa história", declarou Yamaguchi após a derrota na semifinal, em menção ao filme "Dois Filhos de Francisco".

Os dois pugilistas que conseguiram resultados de medalha para o Brasil integram uma família humilde da região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. Touro Moreno tem 15 filhos vivos, sendo que três já morreram. No passado o chefe da família teve praticar pequenos furtos em supermercados para poder alimentar os filhos.

"Eu luto pelo meu pai e pela minha família, por tudo o que passamos. Não luto por mim", desabafou Yamaguchi depois da atuação desta sexta-feira.

Com Yamaguchi definido como bronze na categoria até 81 kg, Esquiva é quem ainda precisa lutar nos Jogos de Londres. O brasileiro disputa o ouro dos médios neste sábado, às 17h45 de Brasília, diante do japonês Ryota Murata.

ANÁLISE: "O BRASIL ESTÁ ORGULHOSO DA FAMÍLIA FALCÃO"

UOL Cursos Online

Todos os cursos