Apesar da prata, Damião fica com a artilharia dos Jogos e iguala feito de Romário e Bebeto

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / KHALED DESOUKI

    Leandro Damião sobe para cabecear, mas erra o alvo em jogo decisivo contra o México

    Leandro Damião sobe para cabecear, mas erra o alvo em jogo decisivo contra o México

O Brasil decepcionou diante do México (perdeu por 2 a 1), ficou sem a medalha de ouro, mas Leandro Damião ao menos conseguiu entrar para a história. Apesar da decepção na grande final disputada em Wembley, neste domingo, o atacante terminou os Jogos Olímpicos na condição de artilheiro. Foram seis gols ao longo da competição, um a mais que Moussa Konate, de Senegal.

Em 11 participações do futebol brasileiro nas Olimpíadas, o Brasil havia registrado dois artilheiros: Romário, com sete gols em 1988, e Bebeto, com seis em 1996. Agora, Damião se iguala aos craques no posto de goleador da competição, e assim como eles, sem a medalha de ouro.

O primeiro gol de Leandro Damião nos Jogos de Londres veio logo na primeira rodada, na vitória de 3 a 2 sobre o Egito. Na partida seguinte, apesar do tento, o atacante do Internacional foi sacado para a entrada de Alexandre Pato, e sequer entrou em campo diante de Belarus.

Os gols voltaram na rodada seguinte, contra a Nova Zelândia. Damião recuperou a titularidade e não decepcionou Mano Menezes. Fez um e ainda acompanhou Danilo em uma linda tabela que resultou em gol.

Na sequência, veio o mata-mata, e Leandro Damião cresceu ainda mais: dois gols no 3 a 2 contra Honduras, nas quartas de final, e mais dois na tranquila vitória sobre a Coreia do Sul, por 3 a 0. Neste sábado, porém, ele acompanhou o desempenho dos demais jogadores e deixou de balançar as redes no jogo mais importante do torneio.

UOL Cursos Online

Todos os cursos