Políticos "pegam carona" e fazem campanha na carreata de Arthur Zanetti em São Caetano
Rafael Krieger
Do UOL, em São Caetano do Sul
-
Junior Lago/UOL
Arthur Zanetti desfila em carro do Corpo de Bombeiro; atrás, candidata à prefeita faz campanha
Arthur Zanetti desfilou em um carro de bombeiros nesta quinta-feira em São Caetano do Sul, cidade onde treina. Medalhista de ouro nas argolas nos Jogos Olímpicos de Londres, o ginasta foi saudado pelo público e se mostrou emocionado com a calorosa recepção.
Mas não eram só os populares que queriam ver o campeão. Atrás do carro, dezenas de veículos faziam propaganda política de candidatos a vereador, além de um carro de som com a presença da candidata da situação à prefeitura da cidade, Regina Maura.
Regina faz parte da chapa de José Auricchio, prefeito de São Caetano e um dos responsáveis pelo apoio que a cidade dá ao ginasta brasileiro. Por isso, os vereadores se aproveitaram do momento positivo e da aglomeração de pessoas para tentar 'ganhar' votos a mais nas eleições deste ano.
"Acho que é bem a cara deles (dos políticos) fazer isso. Nessa hora eles se aproveitam. Quem está no poder agora até incentivou. Depois que vencemos 12 Jogos Abertos, ganhamos o básico para treinar. Mas ainda falta estrutura", afirmou o ginasta Lucas Altemeyer de Oliveira, de 23 anos, que treina há oito anos com Arthur Zanetti na associação Agith, mantida pela prefeitura.
O medalhista de ouro pareceu nem se importar com a propaganda política, que acabou até atrasando o seu desfile devido a um problema no carro de som da candidata.
"Depois disso (da carreata) já caiu a ficha. É o fruto de um trabalho reconhecido. Estou muito emocionado, esta é a minha família. Tinha muito mais gente do que eu esperava nas ruas, as pessoas aplaudiram muito e gritavam meu nome", disse Arthur.
O ginasta foi recebido com uma chuva de champanhe ao entrar no ginásio onde treina, que ficou lotado de crianças liberadas da aula para saudar o campeão. Enquanto isso, no carro de som da candidata, o chefe de gabinete da prefeitura e ex-secretário de esportes Gilberto Costa discursava a favor da atual gestão: "Temos orgulho de poder dizer que o Arthur Zanetti faz parte da família de São Caetano. Hoje, o Brasil conhece São Caetano através de Arthur Zanetti, graças ao apoio da prefeitura".
Treinador de Zanetti, Marcos Goto disse não se incomodar com o séquito de cabos eleitorais atrás do carro de bombeiros que levava o medalhista. Ele citou o incentivo dado pela prefeitura ao longo do ciclo olímpico do ginasta.
"O apoio da prefeitura realmente foi gigantesco, e não podemos tirar o mérito da CBG e dos patrocinadores. Então não tem como fugir disso, faz parte. Mas nada disso tem a ver com a gente, você pode ver que nenhum político entrou aqui no ginásio", observou Goto.
O local de treinos de Zanetti virou uma bagunça ao ser invadido por jornalistas, crianças e curiosos ávidos por uma oportunidade com o ídolo. Mas, como disse o treinador, nenhum político se enfiou no tumulto para entrar no ginásio durante a saudação ao campeão.
Cansado, Zanetti atendeu a jornalistas e fãs apenas durante poucos minutos, e pediu para ser liberado. Desde a hora em que ele tinha entrado no ginásio, os cabos eleitorais já seguiam outro rumo e levavam suas bandeiras e carros de som para outros pontos da cidade.