Bolt 'tropeça', mas se solta e vence bateria em 10s09; jamaicano passa em 9º nos 100 m

Do UOL, em São Paulo*

  • Jewel Samad/AFP

    Usain Bolt corre nas eliminatórias dos 100 m rasos; jamaicano venceu com facilidade

    Usain Bolt corre nas eliminatórias dos 100 m rasos; jamaicano venceu com facilidade

O jamaicano Usain Bolt começou sua participação nos Jogos Olímpicos de Londres com uma vitória tranquila na 1ª rodada dos 100 m rasos. Descontraído, ele admitiu um erro na largada, mas venceu sua bateria sem dificuldades e, apesar de não brigar pelo melhor tempo, passou à semifinal com 10s09, soltando o ritmo no final. O mais veloz foi Ryan Bailey, dos EUA que cravou 9s88.

Bolt mostrou simpatia na sua apresentação no bloco, passando a mão na cabeça, sorrindo e acenando para o público. Na raia 7 da quarta bateria, ele não largou bem, mas acelerou na parte central da prova e até conseguiu se soltar para fechar com 10s09. Foi o suficiente para avançar com a nona melhor marca. Além de Bailey, completaram os cinco primeiros Justin Gatlin, Yohan Blake, Dwain Chambers e Asafa Powell.

Bolt analisou sua largada e admitiu um pequeno erro. “Eu dei uma passada ruim, tropecei um pouco. Mas estou feliz que aconteceu agora”, disse o jamaicano, que se contentou com a marca atingida. “Eu esperava isso. Estou correndo bem, estou feliz e os treinos foram ótimos. Estou ansioso pelas semifinais.”

As semifinais dos 100 m rasos acontecem domingo, a partir das 15h45 (de Brasília), com acompanhamento do Placar UOL. A final será no mesmo dia às 17h50.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

  • Biamputado, Oscar Pistorius faz história e avança à semifinal dos 400 m

  • Triatleta brasileira sofre tombo no ciclismo após liderar e é 30ª; prova tem 'empate'

  • Remadora brasileira é pega no doping e excluída da Olimpíada antes de competir

Tyson Gay foi o primeiro dos favoritos a ir para a pista, na primeira bateria desta 1ª rodada. O norte-americano até soltou no final, e ainda assim cruzou na frente com 10s08. Ele tem como melhor marca no ano 9s86, em junho nos EUA.

Na segunda série, o norte-americano Justin Gatlin já baixou os dez segundos, vencendo com 9s97. O brasileiro Nilson André ficou na quinta colocação, com 10s26 (oito centésimos acima de seu melhor tempo, mas sua melhor marca do ano) e não conseguiu a vaga na semifinal.

“Eu acredito que cheguei bem. Foi uma prova difícil. Eu dei meu melhor, foi o melhor tempo da temporada. Aqui não tem bateria fraca, tem que correr forte mesmo para classificar. Não digo que estou satisfeito, mas dei meu máximo”, afirmou Nilson André, ao SporTV.

O norte-americano Ryan Bayley foi mais um a melhorar o tempo, com 9s88, igualando seu recorde pessoal na terceira bateria.

Na quinta série, Asafa Powell fez um tempo ligeiramente melhor que o de Bolt, liderando com sobras e o tempo de 10s04. Em seguida, foi a vez do também jamaicano Yohan Blake (cuja melhor marca no ano é 9s75), triunfar com 10s00.

INFOGRÁFICO: OS LIMITES DO HOMEM

  • Veja a evolução dos 100 m rasos e onde o homem deve chegar na prova mais rápida do atletismo

Por fim, quem animou o estádio foi o britânico Dwain Chambers, vencendo com 10s02 a última bateria.

Usain Bolt surgiu como a grande estrela dos Jogos Olímpicos de Pequim, há quatro anos, ao lado do nadador Michael Phelps. O jamaicano brilhou com performances assombrosas nas provas de velocidade na China, batendo recordes e conquistando as medalhas de ouro nos 100 m e 200 m, e sendo campeão também no revezamento 4 x 100 m.

Nos últimos meses, no entanto, muitas dúvidas surgiram em torno do nome de Bolt, principalmente após derrotas nas seletivas jamaicanas. Recordista mundial com 9s58, marca atingida em Berlim, em 2009, ele viu rivais crescerem na prova e chegou a Londres com poucas participações em 2012 e o questionamento sobre se ele está na forma física ideal para repetir seus resultados "assustadores".

*Atualizada às 09h20

UOL Cursos Online

Todos os cursos