Cielo cumpre script da reclusão e faz do estilo "mala" seu trunfo para decidir o ouro

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Satiro Sodré/AGIF

    Cesar Cielo sorri após semifinais; brasileiro disputa hoje a final dos 50 m livre

    Cesar Cielo sorri após semifinais; brasileiro disputa hoje a final dos 50 m livre

Em Pequim-2008, instantes após conseguir a medalha de bronze nos 100 m livre, Cesar Cielo garantiu que ganharia a medalha de ouro nos 50 m dias depois. Olhou para as câmeras e não hesitou ao se colocar como o novo campeão.

“Agora vou ganhar os 50 m. Vou buscar a medalha de ouro nos 50 m e me soltar”, falou o nadador.

Em Londres-2012, o cenário é diferente. O atleta de Santa Barbara D´Oeste não foi ao pódio nos 100 m. Ficou na sexta colocação. Mas não demonstrou grande decepção com o resultado. Parecia aliviado com o que viria pela frente. “Agora vem o ´cinquentinha´”, falou, em tom de confiança.

Até agora em Londres, Cielo sempre demonstrou satisfação com cada passo que deu desde as eliminatórias dos 100 m até chegar às semifinais dos 50 m. Sempre bem humorado, manteve-se focado e concentrado. Mas, mesmo mostrando confiança, desta vez não é momento de falar demais e prometer conquista, ao contrário de quatro anos atrás.

“Vejo eu, Bruno, Jones e Ervin como os favoritos às três medalhas. Mas nos 50 m quem está da raia um até a raia oito pode brigar por medalha. [A confiança] está boa”, limitou-se a dizer.

Até as emoções agora parecem diferentes. Logo após o bronze nos 100 m na Olimpíada chinesa, Cielo disse no dia seguinte. “Eu nem consegui dormir direito, estava ligadão.”

Na quinta, ao avançar para a final dos 50 m, reiterou por várias vezes o sono como trunfo para levar o ouro. “Para garantir essa medalha tenho que nadar melhor do que hoje [ontem]. O importante é ter uma boa noite de sono para fazer uma boa prova”, falou.

A mudança de tática em função da maior experiência adquirida já havia sido anunciada pelo nadador cerca de um mês antes dos Jogos Olímpicos.

Brasileiros em Londres - dia 6
Brasileiros em Londres - dia 6

O grande nome do esporte olímpico do Brasil restringiu os compromissos profissionais, tornou-se mais arredio e fechou-se em sua estratégia para buscar o bi em Londres.

Ações de marketing se tornaram cada vez mais raras na vida de Cielo. Desde o ano passado, o nadador praticamente não deu mais entrevistas exclusivas, evitou gravações de comerciais e foi a pouquíssimos eventos de seus patrocinadores. Tudo para manter o foco em Londres.

“Eu acho que eu estou mais chato. Fiquei mais mala com o tempo. A ansiedade é a mesma [em relação a 2008]. Me sinto mais maduro, experiente. Independentemente de ser campeão ou não, me sinto mais preparado”, falou o nadador há cerca de um mês.

Cielo nada a final da prova dos 50 m a partir das 16h09 (horário de Brasília) desta sexta-feira. Além dele, outro brasileiro, Bruno Fratus, também tem chance de medalha e foi colocado pelo próprio campeão como um dos postulantes. O que o faz crer em uma dobradinha.

“Dá pra acreditar em [na dobradinha]. Só quero pedir para todo mundo torcer bastante”, falou.

CLASSIFICAÇÃO PARA A FINAL DOS 50 M LIVRE

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos