Thiago Pereira fica sem medalha nos 200 m medley; Phelps é o 1º tricampeão da natação

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (ING)

  • Flávio Florido/UOL

    Thiago fica em 4º nos 200 m medley em prova que consagrou Phelps mais uma vez

    Thiago fica em 4º nos 200 m medley em prova que consagrou Phelps mais uma vez

Parecia que ia dar medalha, mas a expectativa não se confirmou. Depois de entrar nos últimos 50 metros em segundo, Thiago Pereira não repetiu o desempenho do último sábado, quando conquistou a prata nos 400 m medley.  Mais uma vez, o brasileiro não conseguiu superar o trio Ryan Lochte, Michael Phelps e Laszlo Cseh e ficou apenas com o quarto lugar nos 200 m medley das Olimpíadas de Londres.

Phelps ficou com o ouro, sua primeira conquista individual em Londres e sua 20ª medalha na história dos Jogos. Recordista olímpico e mundial, ele marcou 1min54s27 para se tornar o primeiro tricampeão da história da natação olímpica. O cansado Lochte, que, minutos antes, foi bronze nos 200 m costas, levou a prata, com 1min54s90, enquanto o bronze ficou com Cseh, 1min56s22. Thiago terminou com 1min56s74.

Thiago começou mal a prova e virou em sexto no borboleta. Se recuperou no costas, quando assumiu a segunda colocação, posição mantida no nado peito. Nos últimos 50 metros, no nado livre, o rendimento do brasileiro foi caindo. Ele foi ultrapassado por Lochte, enquanto Cseh se recuperava. Melhor para o húngaro, que bateu em terceiro e tirou o brasileiro do pódio.

LOCHTE É BRONZE NOS 200 M COSTAS

  • Flávio Florido/UOL

    Pouco antes dos 200 m medley, Ryan Lochte nadou a final da prova dos 200 m costas, e também não conseguiu o ouro. Com o tempo de 1m53s94, ele foi apenas o terceiro melhor e ficou com o bronze. O vencedor da prova foi o também norte-americano Tyler Clary, que fez 1m53s41 e atingiu o novo recorde olímpico.

"Eu estava bem cansado ali no finalzinho. O sentimento é de dever cumprido. Dei o melhor de mim em todas as provas em que cai nas piscina. Eu consegui atingir o meu sonho de pódio olimpico e saio muito satisfeito com esses 200m. Fiz meu melhor tempo e não tenho do que reclamar. O problema não foi o crawl, acho que eueimei um pouco demais em um ou outro estilo, talvez tenha forçado demais em um dos submersos", disse.

Mesmo em sua prova favorita, a expectativa era de dificuldade para Thiago. O brasileiro já havia se classificado para a final com tempo inferior ao de seus três principais rivais, mesmo sendo esta sua prova preferida em detrimento aos 400 m medley.

A final dos 200 m medley foi o terceiro encontro olímipico do quarteto. Em Atenas-2004, Lochte foi prata, Cseh, quarto, e Thiago, quinto (George Bovell, de Trinidad e Tobago, levou o bronze). Quatro anos depois, Cseh ficou em segundo, com Lochte em terceiro e Thiago, em quarto.

O brasileiro encerra sua participação na competição com a prata conquistada nos 200 m, em prova vencida por Lochte e que teve Phelps apenas na quarta colocação. Foi a primeira medalha olímpica do nadador e sua principal conquista na carreira.

O Brasil ainda tem chance de conquistar medalha nos 50 m livre, com Cesar Cielo. A final da modalidade será disputada na sexta-feira.      

PARCIAIS DA FINAL DOS 200 M MEDLEY

 

"O BRASIL TEM CHANCES DE COLOCAR DOIS NADADORES NO PÓDIO"

UOL Cursos Online

Todos os cursos