Rainha assume protocolo, e príncipe Harry cai na festa e na paquera na Olimpíada

Rodrigo Bertolotto

do UOL, em Londres

  • AFP PHOTO/John Stillwell

    Rainha Elizabeth 2ª cumprimenta membros da delegação britânica na Vila Olímpica (28/07/12)

    Rainha Elizabeth 2ª cumprimenta membros da delegação britânica na Vila Olímpica (28/07/12)

A rainha Elizabeth 2ª encarnou a “Bond girl” durante a cerimônia de abertura de Londres-2012, mas parou por aí sua empolgação. Já o seu netinho Harry é o mais animado da família real com os Jogos: já foi paquerado pela dupla norte-americana de vôlei de praia April Ross and Jennifer Kessy e convidado para uma festa pelo velocista jamaicano Usain Bolt.

Os outros membros da realeza estão se revezando de uma modalidade para a outra. William e Kate deram as caras na ginástica e no futebol. Charles e Camilla acompanharam o ciclismo de estrada.

A rainha faz o papel mais protocolar da monarquia, afinal, é a chefe de Estado. Recebeu os dirigentes do Comitê Olímpico Internacional no palácio de Buckingham. Foi à Vila Olímpica para cumprimentar a delegação britânica, posando ao lado dos gigantes do vôlei e basquete. E fez o tradicional discurso de abertura dos Jogos.

Depois de sua entrada triunfal no estádio Olímpico, com a simulação que se jogava de um helicóptero junto com o ator Daniel Craig no papel do agente secreto do cinema, Elizabeth 2ª pareceu na realidade um pouco entediada com a extensão da cerimônia. Ela estava olhando as unhas quando o Team GB, a equipe britânica, foi anunciada para desfilar.

Mesmo assim, ela agradeceu ao diretor de cena Danny Boyle pelo papel que teve na parte artística da festa. “Acredito que nunca fiquei tão acessível ao público como neste dia”, afirmou a monarca.

Acessível é tudo que o príncipe Harry é. “Nós realmente esperamos que ele venha ver a gente na Olimpíada. Adoraríamos encontrá-lo. Ele é uma gracinha. Seria algo empolgante”, afirmou April Ross, 30, jogadora norte-americana de vôlei de praia que segue o aristocrata no twitter, onde ficou sabendo que ele é fã da modalidade bronzeada e pouco vestida.

O problema é que Harry prefere as BBB (Blue Blood and Blondes, as loirinhas de sangue azul). Depois que rompeu o namoro com Chelsy Davy em 2009, o príncipe assumiu o papel de paquerador, aproveitando de sua condição de terceiro homem na linha de sucessão da vovó. Os tabloides londrinos relatam que só no último mês ele foi visto saindo de noitadas com três diferentes delas.

Outra balada no programa já foi agendada pelo jamaicano Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo. “Harry é fantástico. Se ganhar o ouro, eu vou convidá-lo para festejar comigo”, convocou o velocista.

Em março passado, Harry foi à Jamaica em tour pelas Américas (depois passou pelo Brasil), com direito a vencer de mentirinha Bolt nos 100 metros e ainda fazer pose igual ao carismático caribenho. Harry gosta tanto do jamaicano que até batizou um cavalo de corrida de sua propriedade como Usain Colt.

Por seu lado, o príncipe William assistiu ao lado de David Beckham a seleção de futebol da Grã-Bretanha derrotar os Emirados Árabes por 3 a 1. “Eu o considero como um amigo. Até dei meus pêsames por ele torcer para o Aston Villa”, disse após a partida. Já o jovem nobre preferiu elogiar o futebol do time olímpico, mas não o seu próprio: “Eu jogo futebol como uma girafa andando no gelo”.

Já sua mulher, Kate Middleton, a duquesa de Cambrigde, tentou a sorte no tênis de mesa diante da menina de 13 anos Hiba Feredj. De dez bolinhas, só fez dois pontos. “A Catherine com uma raquete de tênis ou taco de hóquei é algo preocupante”, brincou seu marido.

Mas o momento em que a família real torceu reunida foi na apresentação de Zara Phillips na equipe de hipismo britânica. Neta de Elizabeth e filha da princesa Anne, ela foi a segunda integrante da família real a ganhar uma medalha olímpica – seu pai, Mark, venceu o ouro em Munique-1972 e a prata em Seul-1988 na mesma prova.

Zara recebeu a prata das mãos de sua própria mãe, que competiu sem medalha em Montreal-1976. Depois de duas frustrações olímpicas (em Atenas-2004 e Pequim-2008 seu cavalo se machucou nas vésperas), ela finalmente foi premiada em casa.

Os tabloides, porém, espinafraram a aristocrata, culpando-a pela prata, afinal sua passagem teve faltas. Harry, William, Kate, Charles, Camilla, Philip e Anne aplaudiram e ergueram os braços como os típicos familiares de atleta olímpico medalhado. Mas claro que para eles a medalha é só um adendo para o renome de suas vidas.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos