Coreia do Norte vence na estreia em Londres após gafe, incidente diplomático e ameaça de não jogar

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/James Crossan

    Imagem no telão mostra bandeira errada da Coreia do Norte antes de jogo do futebol feminino em Londres

    Imagem no telão mostra bandeira errada da Coreia do Norte antes de jogo do futebol feminino em Londres

O esporte ficou de lado já no primeiro dia dos Jogos Olímpicos de Londres. A Coreia do Norte bateu a Colômbia por 2 a 0, mas a partida ficou marcada por uma gafe do Comitê Organizador. Antes da partida, na apresentação as equipes, a bandeira do país asiático foi trocada justamente pela Coreia do Sul. As nações estão separadas e em conflito desde o fim da Segunda Guerra Mundial. A gafe causou um incidente diplomático, e as norte-coreanas ameaçaram não entrar em campo.

A organização formalizou um pedido de desculpas para contornar a situação e evitar um incidente de maiores proporções. "Hoje, na partida de futebol feminino no Hampden Park, a bandeira da Coreia do Sul foi exibida no telão, ao invés da bandeira da Coreia do Norte. Claro que é um erro. Nós vamos pedir desculpas à equipe e ao Comitê Olímpico Nacional e medidas serão tomadas para garantir que isso não aconteça novamente", disse o Comitê.

A Coreia do Norte aceitou as desculpas, mas a partida teve seu horário de início remarcado, passando das 15h45 para as 16h50. Antes do apito inicial, um momento de emoção: o público presente aplaudiu imensamente após a execução do hino norte-coreano.

Com a bola rolando, a seleção asiática não brilhou, mas dominou a partida diante de uma frágil equipe colombiana. O primeiro gol saiu aos 39min do primeiro tempo, quando a defesa tentou tirar e a bola desviou em Song Hui Kim antes de entrar. No fim do duelo, aos 41min, a mesma jogadora pegou uma sobra na área e não teve trabalho para decretar o placar final.

Na próxima rodada, sábado, com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Olimpíadas, a Colômbia enfrenta os EUA, favoritos ao título, às 13h (horário de Brasília). No mesmo dia, a Coreia do Norte encara a França, às 15h45, esperando que o foco seja apenas o futebol. Sem gafes e incidentes diplomáticos.

BRASIL GOLEIA, COM DIREITO A DANÇA DE MARTA E RECORDE DE CRISTIANE

  • Reuters/F.Lenoir

    O discurso de que a estreia é sempre complicada não colou para a seleção brasileira nesta quarta-feira. Diante de uma fraca equipe de Camarões, Marta & Cia. aplicaram uma goleada por 5 a 0 em Cardiff (País de Gales). O jogo foi decido já nos 10 primeiros minutos, quando Francielle e Renata Costa fizeram 2 a 0. No segundo tempo, Marta, até então apagada, apareceu no jogo. Sofreu um pênalti e converteu, com direito a dancinha na comemoração. Depois deu uma assistência para Cristiane driblar a goleira e marcar e fechou a goleada após bela jogada de Cristiane. Deu tempo até para coreografar as tradicionais dancinhas de comemoração e transformar Cristiane na maior artilheira da história do futebol nas Olimpíadas: com seu gol, ela chegou a 11 gols em três edições dos Jogos.

EUA SUPERAM APAGÃO DE 13 MINUTOS

Ninguém duvida do favoritismo dos EUA para conquistar a medalha de ouro. Mas quem assistiu aos primeiros 13 minutos da estreia norte-americana nas Olimpíadas ficou surpreendido. A musa Hope Solo tomou dois gols relâmpagos da França e, quando todos tinham certeza que a vaga tinha ido para o brejo, a força das moças do Tio Sam apareceu: vitória por 4 a 2, com direito a dois gols da bela atacante Alex Morgan (essa da foto), além de um da veterana Wambach e outro de Lloyd. Além da virada, as americanas ainda acabaram com uma sequência invicta de 17 jogos das francesas.

BRITÂNICAS VENCEM A ABERTURA ESPORTIVA DOS JOGOS

No jogo que marcou a abertura esportiva dos Jogos Olímpicos (a cerimônia oficial será só na sexta-feira), o Reino Unido venceu a seleção da Nova Zelândia por 1 a 0, no Millenium Stadium, em Cardiff, no País de Gales. O jogo esteve longe do bom nível técnico que Brasil, Estados Unidos ou Japão mostraram, mas serviu para mostrar aos britânicos que as coisas começaram bem para os súditos da Rainha.
Suécia goleia na estreia
Veja Álbum de fotos

UOL Cursos Online

Todos os cursos