Coreia do Norte vence na estreia em Londres após gafe, incidente diplomático e ameaça de não jogar
Do UOL, em São Paulo
-
AP Photo/James Crossan
Imagem no telão mostra bandeira errada da Coreia do Norte antes de jogo do futebol feminino em Londres
O esporte ficou de lado já no primeiro dia dos Jogos Olímpicos de Londres. A Coreia do Norte bateu a Colômbia por 2 a 0, mas a partida ficou marcada por uma gafe do Comitê Organizador. Antes da partida, na apresentação as equipes, a bandeira do país asiático foi trocada justamente pela Coreia do Sul. As nações estão separadas e em conflito desde o fim da Segunda Guerra Mundial. A gafe causou um incidente diplomático, e as norte-coreanas ameaçaram não entrar em campo.
A organização formalizou um pedido de desculpas para contornar a situação e evitar um incidente de maiores proporções. "Hoje, na partida de futebol feminino no Hampden Park, a bandeira da Coreia do Sul foi exibida no telão, ao invés da bandeira da Coreia do Norte. Claro que é um erro. Nós vamos pedir desculpas à equipe e ao Comitê Olímpico Nacional e medidas serão tomadas para garantir que isso não aconteça novamente", disse o Comitê.
A Coreia do Norte aceitou as desculpas, mas a partida teve seu horário de início remarcado, passando das 15h45 para as 16h50. Antes do apito inicial, um momento de emoção: o público presente aplaudiu imensamente após a execução do hino norte-coreano.
Com a bola rolando, a seleção asiática não brilhou, mas dominou a partida diante de uma frágil equipe colombiana. O primeiro gol saiu aos 39min do primeiro tempo, quando a defesa tentou tirar e a bola desviou em Song Hui Kim antes de entrar. No fim do duelo, aos 41min, a mesma jogadora pegou uma sobra na área e não teve trabalho para decretar o placar final.
Na próxima rodada, sábado, com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Olimpíadas, a Colômbia enfrenta os EUA, favoritos ao título, às 13h (horário de Brasília). No mesmo dia, a Coreia do Norte encara a França, às 15h45, esperando que o foco seja apenas o futebol. Sem gafes e incidentes diplomáticos.
BRASIL GOLEIA, COM DIREITO A DANÇA DE MARTA E RECORDE DE CRISTIANE
-
O discurso de que a estreia é sempre complicada não colou para a seleção brasileira nesta quarta-feira. Diante de uma fraca equipe de Camarões, Marta & Cia. aplicaram uma goleada por 5 a 0 em Cardiff (País de Gales). O jogo foi decido já nos 10 primeiros minutos, quando Francielle e Renata Costa fizeram 2 a 0. No segundo tempo, Marta, até então apagada, apareceu no jogo. Sofreu um pênalti e converteu, com direito a dancinha na comemoração. Depois deu uma assistência para Cristiane driblar a goleira e marcar e fechou a goleada após bela jogada de Cristiane. Deu tempo até para coreografar as tradicionais dancinhas de comemoração e transformar Cristiane na maior artilheira da história do futebol nas Olimpíadas: com seu gol, ela chegou a 11 gols em três edições dos Jogos.
EUA SUPERAM APAGÃO DE 13 MINUTOS
Ninguém duvida do favoritismo dos EUA para conquistar a medalha de ouro. Mas quem assistiu aos primeiros 13 minutos da estreia norte-americana nas Olimpíadas ficou surpreendido. A musa Hope Solo tomou dois gols relâmpagos da França e, quando todos tinham certeza que a vaga tinha ido para o brejo, a força das moças do Tio Sam apareceu: vitória por 4 a 2, com direito a dois gols da bela atacante Alex Morgan (essa da foto), além de um da veterana Wambach e outro de Lloyd. Além da virada, as americanas ainda acabaram com uma sequência invicta de 17 jogos das francesas. |
BRITÂNICAS VENCEM A ABERTURA ESPORTIVA DOS JOGOS
No jogo que marcou a abertura esportiva dos Jogos Olímpicos (a cerimônia oficial será só na sexta-feira), o Reino Unido venceu a seleção da Nova Zelândia por 1 a 0, no Millenium Stadium, em Cardiff, no País de Gales. O jogo esteve longe do bom nível técnico que Brasil, Estados Unidos ou Japão mostraram, mas serviu para mostrar aos britânicos que as coisas começaram bem para os súditos da Rainha. |