Em 1º evento olímpico, Reino Unido vence Nova Zelândia e sai na frente em grupo do Brasil

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Houghton, de falta, anotou o primeiro gol da história do time feminino de futebol britânico

    Houghton, de falta, anotou o primeiro gol da história do time feminino de futebol britânico

Em partida que marcou o primeiro evento esportivo destes Jogos Olímpicos, O Reino Unido venceu a seleção da Nova Zelândia por 1 a 0, em jogo realizado no Millenium Stadium, em Cardiff, no País de Gales. A partida foi válida pelo grupo E, que também inclui Brasil e Camarões, que se enfrentam logo mais às 14h45.

As britânicas dominaram a maior parte do jogo e criaram chances suficientes para impor um placar mais elástico sobre as adversárias. As neozelandesas, por sua vez, tentarão se recuperar da derrota desta quarta-feira contra o Brasil, no sábado, dia 28, às 10h30.

VEJA IMAGENS DA DISPUTA DO FUTEBOL FEMININO
Veja Álbum de fotos

A Nova Zelândia, mesmo sem oferecer perigo ao gol adversário, dominou as ações no começo do jogo. A equipe do Reino Unido só chegou ao ataque depois de dez minutos jogados, em cobrança de falta, mas a partir deste momento praticamente controlou a partida e criou as melhores chances.

Formada há pouco mais de um mês para a disputa dos Jogos, a seleção britânica conta com duas jogadoras escocesas, sendo as demais atletas inglesas. Uma delas, Aluko, foi o destaque do primeiro tempo. A atacante de origem nigeriana atuou bastante pela esquerda, onde criou boas oportunidades de gol, como o cruzamento para a cabeçada de Asante, que acertou a trave. O poste inclusive recebeu um beijo da goleira Bindon, da Nova Zelândia, talvez como forma de agradecimento pela “defesa”.

Antes do fim da primeira etapa, Aluko criou outra boa chance para as britânicas ao tocar a bola para Kim Little que, de frente para a goleira adversária, tentou passar para o centro da área, desperdiçando a chance de gol.

No início do segundo tempo, a técnica britânica Hope Powell tirou Kim Little para colocar Ellen White. Ainda nos primeiros minutos em campo a atacante foi lançada e teve sua primeira chance de gol, mas na hora do chute foi travada pela zagueira Riley, da Nova Zelândia.

O gol britânico saiu na cobrança de falta de Steph Houghton, aos 19 minutos. Da entrada da área, a britânica bateu no canto direito da goleira Bindon que, encoberta pela barreira, não consegui reagir a tempo. A jogadora do Arsenal entra para a história como autora do primeiro gol da história do time de futebol britânico feminino.

Depois de levar o gol, a seleção da Nova Zelândia assumiu o controle do jogo, mas o ataque criou mais oportunidades em erros britânicos que em jogadas articuladas por suas atletas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos