Equipe de judô embarca para Londres e visa 4 medalhas na Olimpíada de 2012
Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
Embarcou nesta segunda-feira para Londres o carro-chefe da delegação brasileira na Olimpíada deste ano, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A equipe nacional de judô, formada por 14 atletas, vai para os Jogos de 2012 visando trazer quatro medalhas.
Cercados de expectativas, os atletas rumam agora para um período de isolamento no Reino Unido até o início das competições. Eles vão se hospedar em um hotel na cidade de Sheffield, a algumas horas de viagem de Londres, para se concentrarem nos últimos treinos e corresponderem à confiança que o COB depositou na delegação.
Leandro Guilheiro e Mayra Aguiar são os mais fortes candidatos a medalhas em Londres pois lideram o ranking mundial de suas categorias. Rafaela Silva, Erika Miranda, Rafael Silva e Sarah Menezes também serão cabeças-de-chave na Olimpíada e têm chance de medalha.
Sarah, inclusive, foi uma das atletas que saiu nesta noite do Rio de Janeiro rumo a Londres. Em sua segunda Olimpíada –Sarah também competiu em Pequim, em 2008–, ela está confiante em um bom resultado. “Quero competir bem, acima de tudo”, afirmou ela, antes de tomar o avião. “Mas sei que estou mais bem preparada. Tenho condição de conquistar uma medalha.”
O discurso confiante e ao mesmo tempo pé-no-chão também foi adotado por Rafaela Silva no seu embarque. Ela é hoje a terceira colocada no ranking de sua categoria, mas disse que já enfrentou as duas primeiras colocadas e venceu. Por isso, ela acredita que pode trazer o ouro. “Vai ser difícil, mas sei que não é impossível”, afirmou ela, que também saiu do Rio.
Outros atletas de delegação brasileira de judô partiram de São Paulo e de Porto Alegre. Já Thiago Camilo e Leandro Guilheiro foram no domingo para Londres.