Gigante francês do judô fez jazz na infância, dança até hoje e quer sambar no Rio

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

O francês Teddy Riner, gigante francês de 2,04 m e 140kg, pode te surpreender se você encontrá-lo, por acaso, na balada. Maior astro do judô atual, ele fez aulas de jazz moderno quando criança e diz que adora dançar. Até o fim da carreira, ele pretende vir ao Brasil para conhecer o Rio e, quem sabe, sambar com as escolas na Sapucaí.

“Eu fiz aulas quando tinha uns 6 ou 7 anos, há muito tempo. Só que mesmo sem ter praticado muito com um professor, a dança é uma coisa genética para nós como é para os brasileiros, imagino eu”, disse Teddy Riner, em entrevista concedida por e-mail ao UOL Esporte.

O visual amedrontador dá outra ideia. O peso pesado é tetracampeão mundial e está há quatro anos sem perder em sua categoria. Em Londres, será um dos maiores favoritos ao ouro entre todos os atletas que estarão na disputa dos Jogos Olímpicos.

Só que a sisudez é só fachada. Ídolo na França, onde o judô é cada vez mais forte, Teddy Riner pode ser facilmente encontrado em vídeos pela internet pregando peças em colegas, sendo simpático com jornalistas e atendendo carinhosamente os fãs. Cada vitória, por exemplo, é seguida de um ritual peculiar.

“Sempre que estou feliz ou quando ganho algo importante eu faço um passinho de dança. Eu amo dançar. Um dos meus sonhos é ir ao Rio de Janeiro para ver o Carnaval e dançar com as escolas de samba. Espero que um dia eu consiga”, diz o gigante, que tem história no Brasil.

Foi no Rio, em 2007, que ele conquistou o primeiro título mundial da carreira. No ano seguinte, passou pela maior frustração da carreira ao ficar “apenas” com um bronze em Pequim. Agora, busca o inédito ouro olímpico em Londres e sonha com 2016, quando poderá, quem sabe, comemorar uma medalha conhecendo o samba carioca. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos