Pai vê corte de Jade como "pessoal" e diz que a ginasta está chateada com o caso

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

A CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) anunciou que não vai reintegrar Jade Barbosa à seleção, mas a atleta ainda acredita na possibilidade de ir a Londres. Cesar Barbosa, pai e empresário da ginasta, pede que a entidade repense sua decisão, deixe de tratar o caso como um “problema pessoal” e diz que a filha está chateada com a confusão.

“Nós deixamos o contrato no COB e a CBG ficou de avaliar. Não recebemos nada oficial, ainda estamos esperando que a Jade seja convocada, porque ela está treinando normalmente. Eu acho que tudo isso poderia ser evitado. A CBG não tem de tornar isso uma coisa pessoal”, disse Cesar Barbosa. Questionado se o caso já teria virado algo "pessoal", ele disse que sim, apesar de afirmar que a filha não tem problemas com nenhum dirigente. 

O imbróglio tornou-se público na semana passada. Jade não se apresentou à seleção brasileira por não ter aceitado assinar um termo de compromisso oferecido pela CBG. Segundo Cesar, o documento cedia os direitos de individual e coletivo de imagem da ginasta, que só aceitaria aparecer em propagandas dos patrocinadores do órgão junto com toda a seleção, e não separadamente.

O entrave burocrático já havia impedido Jade Barbosa de participar de diversas etapas da Copa do Mundo desde o início do ano. Com o anúncio de que ficaria definitivamente fora dos Jogos Olímpicos, a ginasta e seu pai voltaram atrás e, após uma conversa com o Flamengo, resolveram ceder e assinar o compromisso.

“O Flamengo disse que apoiaria a Jade independente da decisão dela. Nós conversamos e ela resolveu ceder porque não quer prejudicar a equipe. Fez isso pelo bem da ginástica. Hoje ela faz parte do Time Rio [projeto da Prefeitura para auxiliar alguns atletas na capital fluminense]. O COB colocou todo o equipamento que ela vai usar na Olimpíada para ela treinar. Não tem cabimento ela ficar fora”, disse Cesar, que disse que a filha está “triste” e “chateada”.

Até o momento, no entanto, a CBG parece irredutível. Na última segunda, a entidade divulgou à imprensa que mantinha sua postura de não convocar Jade Barbosa, alegando que ela deixou de participar da maior parte da preparação da seleção para Londres. 

Jade Barbosa
Jade Barbosa

UOL Cursos Online

Todos os cursos