Phelps planeja nadar oitos provas em Londres e pode quebrar recorde de ginasta

Das agências internacionais

  • AFP PHOTO / PEDRO UGARTE

    Em Londres, Michael Phelps pode se tornar o maior medalhista olímpico da história dos Jogos

    Em Londres, Michael Phelps pode se tornar o maior medalhista olímpico da história dos Jogos

O nadador Michael Phelps diminuiu o ritmo no último ciclo olímpico e a expectativa era saber quais são os planos do norte-americano para os Jogos Olímpicos de Londres. Porém, a decisão do fenômeno das piscinas não surpreendeu e ele confirmou que planeja nadar as mesmas oitos provas, seguindo seu cronograma das duas últimas Olimpíadas.

Phelps já é o recordista de medalhas de ouro na história dos Jogos com suas 14 conquistas, mas em Londres pode quebrar um outro recorde histórico. O nadador terá a chance de ultrapassar a ginasta Larissa Latynina e se tornar o atleta com o maior número de medalhas olímpicas no geral. Phelps contabiliza 16 medalhas (14 ouros e dois bronzes) contra 18 da ginasta.

Latynina, que teve sua última conquista olímpica em Tóquio-1964, também é a recordista de medalhas individuais com 14 pódios, quatro a mais que Phelps. A intenção do norte-americano é nadar cinco provas em individuais em Londres, o que torna possível mais uma quebra de recorde.

Na seletiva norte-americana para Londres-2012, Phelps já se garantiu em três provas: 200 m borboleta, 400 m medley e 200 m livre. O nadador também pretendia tentar uma vaga nos 100 m livre, mas desistiu.

“Eu só queria a manhã de folga. Eu estava cansado e precisava de uma pausa”, explicou sobre a desistência.

Na quinta-feira, Phelps sobrou na disputa dos 200 m borboleta, mas afirmou que precisa melhor seu desempenho na Olimpíada. “Eu estou satisfeito, mas acho que preciso ser mais rápido se eu quiser vencer na Olimpíada”, declarou.

Michael Phelps
Michael Phelps

UOL Cursos Online

Todos os cursos