Jogadores estranham câmera de TV dentro de quadra durante lance livre: "vale pelo show"

Bruno Freitas

Do UOL, em São Carlos (SP)

  • Bruno Freitas/UOL

    Cinegrafista registra lance livre de dentro da quadra em inovação de transmissão brasileira do basquete

    Cinegrafista registra lance livre de dentro da quadra em inovação de transmissão brasileira do basquete

Uma das novidades para o público que acompanha a disputa do Torneio Eletrobras de basquete em casa, e também no ginásio Milton Olaio Filho em São Carlos, é atuação das câmeras de televisão dentro de quadra, durante algumas execuções de lances livres. A novidade tem gerado estranheza dos jogadores, que dizem entender a iniciativa em nome do espetáculo nas telinhas.

Nas duas rodadas já disputadas no torneio entre Brasil, Nigéria, Grécia e Nova Zelândia, os cinegrafistas fizeram várias intervenções do tipo, entrando com câmera e cabos dentro da quadra e depois saindo de cena com velocidade. Mas sempre no primeiro arremesso, em que não há possibilidade da combinação de erro e rebote.

  • Bruno Freitas/UOL

    Jogador grego se prepara para lance livre, enquanto cinegrafista registra ação dentro de quadra

Testada durante o NBB, a iniciativa mostra a execução do lance livre por trás do jogador, com o cinegrafista destacando o ângulo frontal  do arremesso. As transmissões tanto da liga brasileira como do torneio entre seleções em São Carlos são de autoria do Sportv.

"Os caras falaram que no NBB começou com isso. Mas, para mim que nunca que tinha visto, é estranho. Eu estava batendo lance livre e a câmera passou ali do meu lado, uma coisa que não é normal. Mas acho que tudo é válido para o show ficar uma coisa bonita na televisão", diz o jovem brasileiro Raulzinho, armador do Lagun Aro da Espanha.

"É estranho, muito diferente, nunca tinha visto isso. Mas quando você está com a cabeça no jogo, não se desconcentra", afirma o grego Mike Bramos.

De acordo com a CBB (Confederação Brasileira de Basquete), a entidade não precisou autorizar a prática no torneio de São Carlos, por não responder diretamente pela organização do mesmo (o Sportv está entre os organizadores).

Além das câmeras, a última edição do NBB também inovou com a inserção de microfones em representantes da arbitragem, expondo o diálogo de quadra com jogadores e técnicos, cheio de rispidez e polêmica.

UOL Cursos Online

Todos os cursos