Com Bruninho em quadra, Brasil sofre com oposto canadense, mas vence por 3 a 2

Do UOL, em São Paulo

O Brasil sofreu com o oposto Gavin Schmitt, autor de 27 pontos, mas conseguiu vencer o Canadá por 3 sets a 2 (22-25, 25-19, 25-14, 19-25 e 15-9). Com Bruninho em quadra no lugar de Ricardinho, a seleção masculina manteve a liderança do grupo B da Liga Mundial, mas foi alcançada pela Polônia, que também jogou nesta sexta.

A vitória apertada rende dois pontos ao Brasil, em vez dos três que viriam em caso de triunfo por 3 a 0 ou 3 a 1. Como a Polônia fez 3 a 0 na Finlândia, os dois times agora têm 23 pontos. Como só uma equipe se classifica diretamente à próxima fase, os dois times farão a decisão no domingo, no último jogo da chave.

Antes disso, o Brasil ainda terá de encarar a Finlândia, dona da casa, no sábado. O melhor segundo colocado dos quatro grupos da Liga Mundial também avança, assim como a Bulgária, que sediará a decisão.

Pelo equilíbrio do grupo, seria fundamental uma vitória mais folgada nesta sexta. Talvez por isso Bernardinho tenha começado com o time que foi bem nas três vitórias em São Bernardo, na semana passada, pela terceira etapa da primeira fase da Liga Mundial. Ricardinho começou como levantador, com Wallace de oposto , Lucão e Sidão na rede e Murilo e Thiago Alves de ponteiros.

Só que o ataque não rendeu bem com Ricardinho em quadra, exceção feita a Murilo. O Canadá manteve uma vantagem confortável até a inversão, quando Bruninho e Leandro Vissotto entraram em quadra. O oposto fez três pontos de bloqueio e empatou a partida, mas na sequência a equipe, já com Ricardinho de volta, se perdeu e viu os rivais fecharem por 25 a 22.

Com Bruninho em quadra desde o início, o Brasil voltou a crescer. O levantador soube explorar os centrais e Murilo, viu Wallace crescer e liderou a seleção na vitória por 25 a 19 na segunda parcial.

Embalada, a equipe verde-amarela tomou a dianteira do terceiro set e não largou mais, fechando por 25 a 14 com poucos sustos, quase todos eles causados por Gavin Shcmitt. O oposto canadense, descrito por Bernardinho na semana passada como uma “força da natureza”, é o recordista de pontos em um só jogo de vôlei (58, no campeonato sul-coreano).

Nesta sexta, ele colocou a bola no chão 27 vezes e foi o maior pontuador do jogo. A diferença para Wallace, segundo colocado no quesito com 24, nem foi tão grande, mas a dificuldade dos brasileiros em parar a principal arma rival impressionou. Na quarta parcial, ele foi fundamental para que o Canadá vencesse por 25 a 19, garantisse ao menos um ponto e levasse o jogo ao tie-break.

Só que na hora decisiva o Brasil voltou a jogar bem. Apesar do número elevado de erros (como foi em todo o jogo), o time controlou o placar, usou bastante o inspirado Murilo e venceu por 15 a 9.

UOL Cursos Online

Todos os cursos