Aos 66 anos, senhora viaja 240 km para ver seleção de vôlei e tietar Paula Pequeno

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Carlos (SP)

Uma senhora de 66 anos se acotovela no limite da arquibancada chamando por Paula Pequeno, enquanto uma porção de jovens dança Michel Teló com o som estridente do ginásio. A cena, vista pouco antes da segunda partida da seleção no Pré-Olímpico de vôlei, mostra só uma parte das dificuldades de Maria Florinda Simões, fanática pelo esporte que viajou 240 km até São Carlos para ver o time de José Roberto Guimarães.

Maria Florinda vive em São Paulo, não tem carro e passou toda a última quinta-feira (dia em que chegou em São Carlos) sem voz. Mesmo assim, fez questão de pegar um ônibus sozinha e foi até a cidade interiorana pela segunda vez, repetindo o caminho que já havia feito há dois anos, quando o município recebeu o Grand Prix.

“Eu acompanho muito o Sollys. Pego um táxi e vou até lá”, conta a atleta veterana, que nos tempos de juventude até jogou vôlei, mas chegou a ser campeã brasileira de arremesso de dardo e também tem um carinho especial pelo atletismo.

COLOMBIANA GANHA FÃ-CLUBE E CORAÇÕEZINHOS DO PÚBLICO

  • Gustavo Franceschini/UOL

Militante de esquerda, Maria Florinda é formada em filosofia na USP, foi uma das fundadoras do PT e conta que chegou a ser perseguida durante a ditadura militar. A pressão nos tempos do regime a fez, por exemplo, abrir mão do título de sócia que tinha no clube Pinheiros, que defendeu nos tempos de atleta.

Hoje, ela adotou o Sollys e tem um carinho especial por atletas como Camila Brait, Thaísa e Adenízia. O xodó de Maria Florinda, no entanto, é a ponta Paula Pequeno, estrela da equipe no tempo em que o patrocinador ainda era o Finasa.

“Eu passei a ter mais contato com ela. Vou em todas as competições dela em São Paulo, às vezes vou levar um presente para a filha dela. Ela é um exemplo, dentro e fora de quadra”, diz ela, que está instalada no mesmo hotel da seleção e, ao chegar no ginásio, foi prontamente reconhecida por Paula. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos