Brasil anula recordista de pontos, bate Colômbia e vai à semi sem perder set

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Carlos (SP)

  • Divulgação/CBV

    Sheila comemora ponto contra Colômbia, segunda rival derrotada pelo Brasil, que já está nas semifinais

    Sheila comemora ponto contra Colômbia, segunda rival derrotada pelo Brasil, que já está nas semifinais

O Brasil não se assustou com Madelaynne Montaño, recordista mundial de pontos em uma só partida de vôlei. Ligado na perigosa adversária, o time de José Roberto Guimarães soube anular os ataques da oposto, venceu por 3 sets a 0 (25-11, 25-18 e 25-19) e vai à semifinal do Pré-Olímpico de São Carlos sem perder nenhum set sequer, com direito a "Parabéns pra você" da torcida para a aniversariante Fernanda Garay após a vitória. 

"Foi lindo. Um presente muito lindo. Fiquei até com vergonha na hora", disse Garay, que completou 26 anos. "Eu vacilei em umas bolas bobas, mas o importante é que a gente venceu", completou a ponteira.  

No próximo sábado, o Brasil vai enfrentar o segundo colocado do grupo B, que tem Argentina, Peru, Venezuela e Chile embolados. Somente o campeão do torneio, que será conhecido no domingo, garante vaga em Londres. Se for vice, a seleção ainda terá uma última chance no Pré-Olímpico mundial.

A tendência, no entanto, é que o time seja campeão com certa folga, como deixou clara a partida desta quinta. Estrela de uma equipe sul-coreana, Montaño fez 54 pontos em uma partida neste ano e é dona do recorde mundial do quesito no vôlei. Contra o Brasil, ela fez 35% dos pontos da sua equipe: 17, no total, número insuficiente para ameaçar as favoritas, mas o bastante para torná-la a maior pontuadora do jogo. 

LEIA MAIS DO PRÉ-OLÍMPICO

  • Gordinha do vôlei do Uruguai tem 30 anos e trabalha como executiva: "jogo por amor"; LEIA A MATÉRIA

  • Amador, time de vôlei do Uruguai tem engenheira, veterinária e até babá no elenco; LEIA A MATÉRIA

"Ela fez 17 pontos, mas se você olhar ela recebeu 44 bolas e colocou 15 no chão [um ponto foi de bloqueio e outro no saque]. É um aproveitamento baixíssimo", disse José Roberto Guimarães, quando foi perguntado se a seleção conseguiu anular a jogadora. 

Bem armado no bloqueio, o time comandado pela levantadora Fabíola soube aproveitar as deficiências das demais rivais na recepção. Depois de um começo apertado no primeiro set, a seleção deslanchou e fechou a primeira parcial por 25 a 11.

Os dois sets seguintes foram mais disputados. Como havia acontecido na estreia contra o Uruguai, o time passou por um breve período de falta de concentração e só fechou o segundo em 25 a 18.

Mesmo com a vitória encaminhada, o Brasil escorregou na parcial final. Valente, o time colombiano se manteve próximo do marcador até a metade do set, antes das campeãs olímpicas fecharem a conta com um 25 a 19. Agora, elas terão um dia de “quase folga” nesta sexta.

Como Uruguai e Colômbia fecham a tabela do Grupo A, a seleção não entrará em quadra pelo Pré-Olímpico. José Roberto, no entanto, marcou treinos em dois períodos, o que deve limitar o período de descanso das atletas. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos