Brasil termina sábado com apenas um bronze em competição decisiva de judô

Do UOL, em São Paulo

A seleção brasileira de judô conquistou apenas um bronze neste sábado, no Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha.

Rafaela Silva, vice-campeã mundial na categoria até 57 kg, chegou até as semifinais e foi derrotada pela japonesa Anzu Yamamoto, atingindo o melhor resultado do país até agora.

A judoca carioca bateu três rivais antes de chegar à semifinal. Rafaela Silva atualmente é a quarta colocada no ranking mundial e está garantida nos Jogos Olímpicos de Londres.

A maior parte dos demais brasileiros na Alemanha, no entanto, não vive uma situação confortável. A competição é fundamental na briga por uma vaga olímpica. Depois de Dusseldorf, os atletas poderão somar pontos para o ranking mundial só em mais uma única etapa da Copa do Mundo, que vale menos que o Grand Prix.

Os 22 melhores colocados do ranking em cada categoria masculina e as 14 melhores nas categorias femininas garantem vaga em Londres, só que cada país só pode enviar um atleta. Por isso, a briga acontece, em alguns casos, entre os próprios membros da seleção.

Neste sábado, quase ninguém conseguiu tirar vantagem. Erika Miranda (até 52 kg) perdeu nas quartas, assim como Mariana Silva (até 62 kg). Katherine Campos (até 62 kg) caiu na estreia, e Felipe Kitadai (até 60 kg) idem.

Breno Alves (até 60 kg) e Luiz Revite (até 66 kg) ganharam o primeiro combate, mas perderam na sequência e também deram adeus ao torneio.

Neste domingo, Maria Portela (até 70 kg), Maria Suelen Altheman (mais de 78 kg), Hugo Pessanha (até 90 kg), Leonardo Leite e Luciano Correa ( ambos até 100 kg), Daniel Hernandes e David Moura (mais de 100 kg) entram no tatame.

A situação mais dramática é a de Hugo Pessanha. O judoca trava uma disputa muito acirrada com Tiago Camilo por uma vaga. Atualmente, ele está 44 pontos à frente, mas a situação deve se inverter por conta do descarte de pontos antigos que deve acontecer na próxima renovação do ranking.

Como Camilo está lesionado e não pôde participar do GP de Dusseldorf, Pessanha precisa de um bom resultado, preferencialmente um ouro, para garantir sua vaga em Londres.

ASSISTA À LUTA DE RAFAELA SILVA CONTRA A JAPONESA YAMAMOTO

UOL Cursos Online

Todos os cursos