Judoca Tiago Camilo tem lesão na coluna e corre risco de ficar fora da Olimpíada

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Paulo

  • André Mourão/Agif/Folha Imagem

    Tiago Camilo duela com Hugo Pessanha para ver quem vai para a Olimpíada

    Tiago Camilo duela com Hugo Pessanha para ver quem vai para a Olimpíada

Duas vezes medalhista olímpico (prata em Sidney e bronze em Pequim), o judoca Tiago Camilo corre riscos de perder a chance de tentar, em Londres, seu terceiro pódio nos Jogos. Durante sua primeira luta no Grand Slam de Paris, na última semana, Camilo sentiu uma lesão após aplicar um golpe em seu rival e, apesar da vitória, sequer conseguiu seguir na competição devido às fortes dores. 

Segundo Ney Wilson, coordenador técnico da CBJ (Confederação Brasileira de Judô), o judoca tem uma hérnia de disco entre a C4 e a C5, na coluna, e deverá ficar aproximadamente quatro semanas afastado dos tatames para se recuperar. Assim, ele perderá o GP de Dusseldorf, na Alemanha, que será disputado na próxima semana e era uma competição-chave para ele na briga pela única vaga que o país tem direito na categoria até 90kg. Atualmente o direito à vaga é de Hugo Pessanha, que tem caminho livre para carimbar o passaporte.

"A disputa entre eles está aberta, o Tiago ainda tem chances. Mas o caminho está livre para o Hugo, já que ele vai competir na Alemanha e o Tiago não. A vantagem é essa", afirmou Ney Wilson, em contato por telefone com o UOL Esporte. No ranking, Pessanha soma 920 pontos e está em sétimo lugar, contra 886 de Tiago Camilo, que é o oitavo. Em Dusseldorf, o primeiro tem chances de aumentar ainda mais a vantagem sobre o companheiro e praticamente garantir seu lugar em Londres.

De acordo com a CBJ, nenhum dos dois lutadores disputará o Pan-Americano, no fim de abril, caso a competição seja decisiva para a classificação olímpica de um deles. Neste caso, um outro lutador da categoria iria para o torneio. Assim, Pessanha tem a grande chance de disputar sua primeira Olimpíada. Para isso, precisará de um bom resultado em Dusseldorf, onde abriria vantagem suficiente para o rival na briga direta. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos