Júlio Delamare sediará competições de polo aquático durante Rio-2016

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

Porrada no polo aquático
Porrada no polo aquático

O parque aquático Júlio Delamare, localizado dentro do estádio do Maracanã, será utilizado durante a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pelo presidente do comitê organizador e do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arhtur Nuzman. A estrutura abrigará as competições preliminares do polo aquático.

As finais do polo aquático, porém, serão realizadas em outro local, no futuro centro aquático a ser construído no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro. O complexo também abrigará as provas de natação. Já o parque Maria Lenk, construído para o Pan de 2007, receberá o nado sincronizado e os saltos ornamentais. 

O Júlio Delamare foi motivo de disputa e seria demolido pelo Complexo Maracanã Entretenimento S/A, que administra o estádio, para construção de estacionamentos e lojas. Pressionado pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e protestos populares, o governador do Rio, Sério Cabral, revogou a decisão de destruir o local.

Além do parque aquático, o estádio de atletismo Célio de Barros e a escola municipal Friedenreich também foram tombados por decreto. Sem dinheiro para reformar o Célio de Barros, que segue como estacionamento do Maracanã, o Estado pediu R$ 10 milhões à União.

Após desistir do tombamento, o governo estadual pediu que o consórcio administrador do Maracanã apresentasse plano alternativo para obras. O primeiro modelo, que propunha estacionamentos, restaurantes e um museu ao lado do parque da Quinta da Boa Vista, foi rejeitado. O segundo projeto entregue está sendo analisado e o Estado deverá responder até o final do mês.

Segundo Nuzman, a única indefinição sobre local das provas está na chegada do ciclismo. Ela poderá acontecer no Aterro do Flamengo ou em Copacabana, como quer a Federação Internacional da modalidade. O presidente da Rio-2016 também elogiou o andamento das obras e minimizou questões sobre a violência no Rio de Janeiro.

ESPORTES AQUÁTICOS DIFERENTES GANHAM PÚBLICO NO VERÃO

Receba notícias de Olimpíadas pelo Whatsapp

Quer receber notícias olímpicas no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 96572-1480 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: rio2016

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos