A regata da medalha da classe RS:X feminina teve três líderes até a definição do primeiro ouro para a China na vela, conquistado por Jian Yin, que chegou em terceiro lugar na prova decisiva.
A vencedora foi a italiana Alessandra Sensini, que ficou com a prata. Antes dela, lideraram a prova a espanhola Marina Alabau, que acabou em quarto, e a britânica Bryony Shaw, que chegou em segundo e garantiu o bronze. O pódio confirmou as três primeiras posições da classificação geral antes da regata da medalha.
Yin, de 29 anos, faturou sua segunda medalha olímpica, pois já havia sido prata em Atenas-2004 na classe Mistral (prancha a vela), que se tornou RS:X.
A chinesa teve quatro vitórias ao longo das dez provas disputadas antes da regata da medalha, em que chegou já na liderança, com diferença de 5 pontos para Sensini.
Única representante brasileira na classe RS:X feminina, a estreante Patrícia Freitas terminou em 18º na pontuação geral e não participou da regata da medalha, que tem peso duplo e reúne as dez melhores colocadas.