UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 04h24

Sem Bimba, pódio da RS:X tem neozelandês no topo

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A regata da medalha da classe RS:X, que teve a participação do brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, terminou com vitória de King Yin Chan, de Hong Kong. Mas celebração foi do neozelandês Tom Ashley, que chegou em terceiro lugar, o suficiente para garantir o ouro olímpico.

Bernat Armangue/AP
Campeão mundial, neozelandês Tom Ashley conquistou o ouro na classe RS:X
VEJA AS FOTOS DA CONQUISTA
SCHEIDT/PRADA EM 3º NA STAR
CHINESA LEVA OURO NA RS:X
LEIA MAIS SOBRE VELA
Bimba terminou em sexto e manteve o seu quinto lugar como a classificação final. A prata foi para o francês Julien Bontemps, que só dependia de si para levar o ouro, mas chegou em quarto e perdeu para Ashley por apenas um ponto. O israelense Shahar Zubari foi o segundo a cruzar a linha de chegada e o primeiro de seu país a subir no pódio em Pequim, com a medalha de bronze.

Campeão mundial, Tom Ashley chegou à prova decisiva, que vale o dobro e tem somente os dez primeiros, em terceiro lugar. Já o francês Julien Bontemps tinha apenas um ponto a menos e estava na liderança.

O britânico Nick Dempsey tinha o mesmo número de pontos de Ashley, mas terminou em sétimo na regata da medalha e ficou fora do pódio. Ricardo Winicki, por sua vez, já havia perdido as chances de medalha porque tinha mais de 22 pontos de diferença em relação aos primeiros colocados.

Compartilhe: